Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > UTFPR e Colégio Estadual do Paraná unem teatro e ciência

UTFPR e Colégio Estadual do Paraná unem teatro e ciência

EXTENSÃO

A protagonista de “Alice, O Mundo Não é Chato” combate o negacionismo com ciência
publicado: 03/04/2023 09h23 última modificação: 03/04/2023 15h31

A peça de teatro Alice, O Mundo Não é Chato, em exibição nos dias quatro e cinco de abril, no Auditório da sede Centro, é resultado de uma parceria da UTFPR-CT com o Colégio Estadual do Paraná (CEP), e integra a programação da mostra Fringe do Festival de Teatro Curitiba 2023.

O espetáculo foi produzido pelo Grupo de Teatro Amador do Colégio Estadual do Paraná (GRUTA), composto por estudantes e professores do CEP. A peça é "coordenada pela UTFPR, co-responsável pelo desenvolvimento do texto, pela transposição didática dos temas científicos em discussão para o público em geral, em especial, professores e estudantes da Educação Básica", esclarece Walmor Godoi, diretor de relações empresariais e comunitárias da UTFPR Curitiba (DIREC-CT).

A história é uma sequência da peça Alice Quântica, de 2015, também uma parceria entre a UTFPR e o GRUTA. Alice, a protagonista, "se depara com questões negacionistas na sociedade, e pede ajuda de seus amigos, Coelho e Chapeleiro, de Phýsis - o mundo da Física, e essa sociedade também está impregnada pelo negacionismo, por pós-verdades e polarizações entre amigas", conta o professor Walmor. Para vencer a terraplanista Rainha de Copas e restabelecer a confiança na Ciência e a paz na sociedade, Alice busca apoio em importantes nomes da Física e da Astronomia, como Galileu, Newton e Einstein.

"A sequência veio devido às pós-verdades e aos negacionismos científicos. O professor Nestor Cortez Saavedra Filho, do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS), trouxe a ideia" - explica Walmor. "Quando a pandemia estava chegando, desenvolvemos um projeto de extensão no Campus Curitiba para escrever e montar a peça, mas a pandemia não deixou a gente apresentar. No final de 2022, em parceria com o teatro, nos inscrevemos para o Festival de Teatro de Curitiba de 2023", finaliza.

Alice, o Mundo não é Chato

04 e 05 de abril, terça e quarta-feira

Duas sessões em cada dia: às 17h e às 20h

Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes de cada apresentação