Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Pesquisa investiga o impacto das mudanças no Contorno Rodoviário Leste de Curitiba

CIÊNCIA

Projeto avalia as mudanças no cotidiano do entorno
publicado: 20/07/2023 10h48 última modificação: 20/07/2023 11h04
Professor Anderson (no meio, de camiseta azul e verde)
e alunos da iniciação científica (Foto: arquivo pessoal).

Professor Anderson (no meio, de camiseta azul e verde) e alunos da iniciação científica (Foto: arquivo pessoal).

As mudanças que acontecem durante e após as construções e reformas de uma via impactam as vias ao redor e a população. Essas transformações são o tema investigado por Anderson Dias de Almeida Proença, docente do Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU) e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP), e estudantes pesquisadores.

Segundo Anderson, o planejamento e a construção de uma rodovia geralmente estão vinculados a uma agência ou instituição de abrangência estadual e tem pouca relação com o território em escala urbana e metropolitana. Essa desconexão dificulta a mobilidade entre os bairros da cidade.

A pesquisa identificou uma intensa ocupação das regiões sul e sudeste da capital paranaense nas últimas três décadas, o que coincide com a consolidação do Contorno Rodoviário de Curitiba. "Embora a rodovia resolva problemas logísticos entre a Região Metropolitana de Curitiba e outras regiões do país, ela não está devidamente integrada ao tecido urbano do entorno, atuando mais como barreira do que como conexão às pessoas que vivem nas redondezas, especialmente nas regionais Tatuquara e Bairro Novo, em Curitiba, e nos municípios de Araucária, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais", elucida o docente.

O estudo aponta que o Contorno Rodoviário Leste passou por uma urbanização dispersa e fragmentada "Por meio de diversos planos urbanos, houve uma deliberada intenção do poder público em concentrar habitação de interesse social nesta regional que, é a mais distante da área central da metrópole e, consequentemente, incorre na dificuldade de acesso dessa população em grande parte dos serviços públicos e comerciais de maior qualidade", explica Anderson.

O trabalho de pesquisa tem o apoio de duas voluntárias de Iniciação Científica, que colaboraram com a coleta de planos urbanos desde a década de 1960 e com a análise da Regional Tatuquara. Atualmente, essa pesquisa está sendo refinada, a fim de abordar novos recortes territoriais. "No momento estou em conjunto com alunos de iniciação científica, fazendo levantamentos na Regional Bairro Novo, e no próximo semestre pretendo abordar São José dos Pinhais", revela Anderson.

O projeto de pesquisa é intitulado “Transformações e conflitos urbanos em torno de infraestruturas de transporte: O Contorno Rodoviário Leste da Região Metropolitana de Curitiba" e avaliou, até o momento, o trecho sul do Contorno Rodoviário Leste, correspondente à rodovia BR-376. Depois das etapas descritas anteriormente, os dados podem ser apresentados à sociedade, a fim de continuar buscando a compreensão e uma possível solução para os conflitos no Contorno Leste.