Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Pesquisadores da UTFPR aprovam projeto de microgeração de energia com apoio da empresa NHS Sistemas Eletrônicos

PARCERIA

Projeto firmado entre a UTFPR, FUNTEF-PR e a NHS conecta sistema eólico a um sistema de energia solar
publicado: 27/12/2022 08h47 última modificação: 27/12/2022 08h47
Equipe do LPEE (Foto: LPEE/UTFPR)

Com foco no tema de geração distribuída, pesquisadores do Laboratório de Processamento Eletrônico de Energia (LPEE) da UTFPR Campus Curitiba aprovaram, em novembro de 2022 o projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) intitulado “Interligação de conversores estáticos para um sistema de cogeração híbrido voltado à microgeração”. O projeto, firmado entre a UTFPR, a Fundação de Apoio a UTFPR (FUNTEF-PR) e a empresa NHS Sistemas Eletrônicos, propõe conectar um sistema eólico a um sistema de energia solar, permitindo a utilização do mesmo equipamento inversor para injeção de energia na rede elétrica. O repasse total da NHS Sistemas Eletrônicos será de aproximadamente R$370.000,00, destinado à compra de materiais para o desenvolvimento de topologias de conversores e pagamento de bolsas.

Pesquisadores do Laboratório de Processamento Eletrônico de Energia (LPEE) da UTFPR Campus Curitiba aprovaram o projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) “Interligação de conversores estáticos para um sistema de cogeração híbrido voltado à microgeração”. O projeto - firmado entre a UTFPR, a Fundação de Apoio a UTFPR (FUNTEF-PR) e a empresa NHS Sistemas Eletrônicos - propõe conectar um sistema eólico a um sistema de energia solar, permitindo a utilização do mesmo equipamento inversor para injeção de energia na rede elétrica.

O repasse total da NHS Sistemas Eletrônicos para o projeto será de aproximadamente R$370.000,00, destinado à compra de materiais para o desenvolvimento de topologias de conversores e pagamento de bolsas. O projeto de PD&I atende a uma necessidade por mudanças no setor energético, que demanda pelo desenvolvimento de tecnologias inovadoras.

O projeto

O projeto de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) tem duração de um ano e será realizado pelos professores Amauri Amorin Assef, Alceu André Badin, Roger Gules, Eduardo Felix Ribeiro Romaneli, Daniel Flores Cortez e Delvanei Gomes Bandeira Jr. do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT) da UTFPR campus Curitiba. Também participam do projeto os graduandos Fabio Henrique Almeida Fernandes e Daniel Firmino de Godoi, do curso de Engenharia Elétrica, e os mestrandos Thiago Fialho Guimarães e Guilherme Matheus Todys, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) e Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia (PPGSE), respectivamente.

Segundo o professor Amauri Amorin Assef, coordenador do projeto, a parceria da  UTFPR com a NHS Sistemas Eletrônicos busca aperfeiçoar e ampliar a linha de produtos de sistemas de energia, adicionando inovações tecnológicas e competitividade no mercado. Em contrapartida, a cooperação com o setor produtivo possibilita a transferência de recursos financeiros para equipar laboratórios, financiar pesquisas e bolsas a estudantes de graduação e pós-graduação, contribuindo com a qualidade do ensino e o desenvolvimento institucional.

O professor Amauri destaca que a expectativa é seguir com a parceria já estabelecida com o setor privado para melhorar a infraestrutura do LPEE para pesquisas no setor de energia, principalmente a partir de fontes renováveis, como a energia eólica. Além disso,o Amauri descreve que a parceria é fundamental para criar bolsas de graduação e pós-graduação para os estudantes da UTFPR, bem como para os pesquisadores continuarem suas pesquisas na área. "A parceria vem ocorrendo há mais de 10 anos. Entretanto, este ACT começou em novembro e tem duração de um ano e vem aprovando seguidos projetos com a NHS. Muitos dos alunos de graduação que participaram dos projetos anteriores foram contratados pela empresa, formando mão de obra qualificada para atuar no setor de sistemas de energia, em conjunto com o aprendizado nos cursos de graduação”, afirma.

O acordo é baseado na Lei de Informática (regulamentada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC) que estabelece que as empresas que invistam em atividades de PD&I no País poderão pleitear isenção ou redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para bens de informática e automação. Mais informações sobre a Lei de Informática podem ser encontradas em: Obter Benefícios Fiscais da Lei da Informática - Governo Federal

Link do LPEE: https://utfpr.curitiba.br/lpee/