Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Pesquisadores da UTFPR-CT participam de Congresso Mundial de Osteoporose
conteúdo

Notícias

Pesquisadores da UTFPR-CT participam de Congresso Mundial de Osteoporose

CIÊNCIA

O evento ocorrerá em Londres em 2024
publicado: 14/12/2023 14h46 última modificação: 14/12/2023 15h17
Projeto de Risco de Quedas e Fraturas em idosos (Foto: Brenda Lenardt).

Projeto de Risco de Quedas e Fraturas em idosos (Foto: Brenda Lenardt).

O professor do Departamento Acadêmico de Educação Física (DAEFI) da UTFPR Curitiba, Oslei de Matos, e a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), Brenda Lenardt, participarão do Congresso Mundial de Osteoporose, Osteoartrite e Doenças Musculoesqueléticas, em Londres, em 2024. No evento, os pesquisadores irão apresentar o projeto de risco de quedas e fraturas em idosos.

A pesquisa coordenada pelo professor avalia em qual momento a pessoa idosa pode cair dentro de casa. “Essencialmente, quem mais cai e fratura são as mulheres, pois a grande maioria ainda é responsável pelas atividades dentro de casa”, comenta o professor. “O objetivo é apresentar ao governo do Paraná uma avaliação simples que possa ser utilizada nas Unidades Básicas de Saúde para prevenção da saúde da mulher, através de exercícios ou indicações ergonômicas, como a forma ideal de apanhar um objeto no chão, por exemplo, para evitar que elas caiam”, explica Matos.

O professor esclarece que outro ponto central da pesquisa é a análise da densidade óssea e composição muscular dos idosos, ambos responsáveis pelo maior risco de quedas e fraturas nessa população. O resultado desses exames demonstra se os ossos estão frágeis e se há perda de massa muscular, o que colabora para a má postura do idoso e aumenta o risco de quedas.

Ao lado do orientador, a mestranda Brenda Lenardt também estará presente no evento. A pesquisadora, que concorre ao prêmio Jovem Cientista do Ano no Congresso, irá demonstrar alguns dos resultados obtidos com o estudo. 

“Me sinto feliz em ver que o estudo tem contribuído para o meio científico. Toda a minha base foi a UTFPR que me proporcionou e tenho muita gratidão por estudar em uma universidade pública que incentiva a pesquisa” comenta a aluna. 

O Congresso

O World Congress on Osteoporosis, Osteoarthritis and Musculoskeletal Diseases (Congresso Mundial de Osteoporose, Osteoartrite e Doenças Musculoesqueléticas) é mundialmente o maior evento científico do tema e acontece anualmente em diferentes cidades. Em 2024, Londres irá sediar a 24ª edição do evento, onde serão apresentados avanços clínicos e novas pesquisas na área.