Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Pesquisadores do campus Curitiba são selecionados em chamada do CNPq

Pesquisadores do campus Curitiba são selecionados em chamada do CNPq

PESQUISA

Projeto de pesquisa irá monitorar espécies e indicadores em trechos costeiros paranaenses
publicado: 14/02/2023 15h53 última modificação: 14/02/2023 15h53
Bacia do rio Guaraguaçu (foto: Raul Rennó Braga).

O projeto de pesquisa "Avaliando múltiplos estressores em ambientes aquáticos costeiros", coordenado por Renata Ruaro, professora do Departamento Acadêmico de Química e Biologia do campus Curitiba (DAQBI-CT), foi contemplado com financiamento do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), pela Chamada de Gestão Integrada de Recursos Hídricos e Zonas Costeiras no Contexto das Mudanças Climáticas.

A equipe do projeto é composta por 12 pesquisadores, sendo três da UTFPR, sete da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e um da Universidade Federal do Ceará (UFC) , além de Renata como coordenadora. "Vamos estudar efeitos de múltiplos estressores ambientais na bacia do rio Guaraguaçu, litoral do Paraná", explica a pesquisadora. O projeto prevê uma duração de 36 meses entre preparação, pesquisas e avaliação, a partir do valor aprovado de R$ 700 mil.

Professora Renata Ruaro, coordenadora do projeto (Foto: arquivo pessoal).

"Era uma ideia que eu já tinha há algum tempo. Quando abriu o edital, conversei com alguns colegas que toparam participar e indicaram outros nomes para compor a equipe", contou a professora. Os outros pesquisadores da UTFPR que fazem parte do projeto são: Wanessa Algarte Ramsdorf Nagata, Carla Bastos Vidal e Júlio César Rodrigues de Azevedo.

A pesquisa

O projeto pretende avaliar diversos estressores ambientais, tais como poluição (incluindo microplásticos), uso e ocupação do solo, alterações hidrológicas e registros de invasões biológicas. "A bacia do rio Guaraguaçu vai desaguar na região da Baía de Paranaguá, influenciando a região dos municípios de Matinhos, Pontal (do Paraná), etc. É uma bacia muito importante para a biodiversidade local e tem diferentes fatores de perturbação", explica a professora Renata.

Também será realizada uma avaliação integrada da qualidade ambiental através da resposta combinada de indicadores biológicos (animais e plantas) e  de análises ecotoxicológicas e de biomarcadores bioquímicos. A pesquisadora detalha o trabalho: "pretendemos ter uma malha de cerca de 20 pontos de amostragem, entre áreas mais ou menos preservadas, e que têm que ser acompanhados por pelo menos 1 ano. A cada 3 ou 4 meses - ainda estamos definindo - vai um grupo a campo, e depois trazemos as coletas para os laboratórios, incluindo os nossos do Ecoville".

Pretende-se criar um índice para avaliação da integridade ecológica de ecossistemas aquáticos costeiros considerando múltiplos fatores de perturbação e que poderá ser utilizado como modelo para identificação e monitoramento do status de conservação de bacias costeiras em outras regiões do Brasil. Também serão avaliados os efeitos das mudanças climáticas através de medições do fluxo de água na bacia para aferição do balanço hídrico e da influência das intrusões salinas.

"Paralelamente, teremos alunos de iniciação científica, de mestrado e doutorado, gerando  dissertações e teses, enfim, mais produtos desse projeto que são devolvidos à sociedade como resultado do investimento", finaliza a coordenadora.

Além dos pesquisadores da UTFPR, também compõe o projeto:

- Universidade Federal do Paraná: Andre Andrian Padial, Emílio Graciliano Ferreira Mercuri, Jean Ricardo Simões Vitule, Cristovao Vicente Scaulatempo Fernandes, Cynara de Lourdes da Nóbrega Cunha, Eduardo Vedor de Paula e Rodrigo Marcos de Souza; e

- Universidade Federal do Ceará: André Henrique Barbosa de Oliveira.