Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > PETECO: para além das salas de aula

PETECO: para além das salas de aula

Programa de Educação Tutorial de Engenharia de Computação (PETECO). Desenvolvido pelo Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) se baseia em três pilares principais: pesquisa, extensão e ensino.
publicado: 20/11/2018 11h13 última modificação: 20/11/2018 11h13

Reportagem de Marcelo Augusto Torres e Tábata Corrêa (COMORG-DALIC)

Visando construir uma formação global e favorecer a aprendizagem acadêmica, o campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná oferece aos alunos múltiplas atividades extracurriculares, como é o caso do Programa de Educação Tutorial de Engenharia de Computação (PETECO). Desenvolvido pelo Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), este programa, que tem orientação do professor Cesar Augusto Tacla, e se baseia em três pilares principais: pesquisa, extensão e ensino. Ele é composto por grupos tutoriais e tem por objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências diferenciadas, tanto para a integração no mercado profissional quanto para o desenvolvimento de estudos de pós-graduação.

Além de oficinas voltadas para calouros e veteranos, o programa também contempla atividades oferecidas para fora da comunidade acadêmica,atendendo públicos como crianças e imigrantes. Os cursos possuem os mais variados assuntos: manutenção de computadores, Android, Arduino, introdução ao Linux, entre outros.

Existe ainda uma ação chamada Cine PETECO, que consiste em uma mostra de filmes e documentários relacionados à computação, à tecnologia e à sociedade, com uma discussão sobre o tema após cada exibição.

Dérick Assunção de Sá, aluno de Sistemas de Informação, que foi integrante do grupo por quase três anos, conta que se interessou pelo PETECO já no segundo período da graduação, primeiramente, por causa do apoio financeiro, concedido aos participantes. No entanto, após conhecer melhor o programa e suas atividades, percebeu que a experiência poderia ser muito mais do que isso, como realmente foi. Segundo ele, “o programa foi bastante enriquecedor para mim, principalmente por eu ter dado aula. Isso me ajudou muito e contribuiu para a melhoria da minha fala e apresentação”. As vantagens também passam pela criação de novos contatos e pela aquisição de conhecimentos que não estão dentro das salas de aula. O aluno, que agora está prestes a se formar, indica o programa a todos os estudantes do DAINF e recomenda que os colegas de curso estejam sempre atentos às oportunidades que a UTFPR oferece.

Para participar do PETECO, os acadêmicos precisam estar regularmente matriculados, a partir do 2º período, nos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, Engenharia de Computação ou Engenharia Eletrônica. Eles devem apresentar bom rendimento acadêmico e ter disponibilidade para dedicar vinte horas semanais às atividades do programa. Os editais de seleção, para bolsistas e não-bolsistas, estão no site oficial (http://dainf.ct.utfpr.edu.br/peteco/), juntamente ao termo de compromisso e demais informações relevantes para os alunos.