Notícias
Plano Diretor promove oficina de sustentabilidade
PLANO DIRETOR
A Comissão de Elaboração do Plano Diretor realizou na última segunda-feira, 22 de maio, uma oficina de sustentabilidade no Escritório Verde do campus Curitiba. A atividade foi organizada e conduzida pelo Grupo de Trabalho (GT) Sustentabilidade, com o objetivo de debater os desafios relacionados aos resíduos sólidos e perigosos nas três sedes e buscar soluções sustentáveis para essas questões.
A oficina intitulada "Plano Diretor: Debatendo Resíduos Sólidos e Perigosos no Campus Curitiba da UTFPR" contou com a participação de especialistas, membros da comissão e integrantes da comunidade acadêmica. A presença de trabalhadores terceirizados envolvidos com a lida de resíduos sólidos e perigosos foi fundamental para promover um intercâmbio de informações e conhecimentos.
Durante a oficina, os participantes procuraram levantar os problemas e as dificuldades conhecidos pelos especialistas em relação aos resíduos sólidos e perigosos nas sedes. Em seguida, foram propostas soluções sustentáveis, considerando a expansão do campus Curitiba. Por fim, a oficina teve como objetivo identificar sugestões viáveis para implementação das soluções e melhorias discutidas.
A professora Simone Aparecida Polli, presidente da Comissão de Elaboração do Plano Diretor do Campus Curitiba, expressou satisfação com a participação dos interessados no debate. Ela ressaltou a importância de encontrar soluções sustentáveis para os problemas identificados, considerando o crescimento do campus e o compromisso da universidade com a responsabilidade ambiental.
Atividades
A programação do evento foi organizada em diferentes atividades. A primeira consistiu na apresentação dos participantes, permitindo que cada um compartilhasse suas experiências e conhecimentos relacionados ao tema. Em seguida, foi dedicado um espaço para que todos pudessem apresentar os problemas e dificuldades que conheciam acerca dos resíduos sólidos e perigosos nas sedes do campus.
Após essa etapa, os principais problemas e dificuldades foram consolidados com a mediação do GT Sustentabilidade, permitindo uma visão mais clara dos desafios enfrentados. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para propor soluções sustentáveis e sugerir melhorias.
Ao final, as soluções sustentáveis e as propostas de implementação foram integradas com a mediação do GT Sustentabilidade, visando encontrar um consenso e criar um plano de ação efetivo.