Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Plano Diretor realiza oficina com estudantes
conteúdo

Notícias

Plano Diretor realiza oficina com estudantes

PLANO DIRETOR

Atividade faz parte de ações para repensar os espaços físicos do campus
publicado: 02/06/2023 16h21 última modificação: 02/06/2023 16h21
Estudantes participaram da oficina e sugeriram melhorias para a universidade (Foto: arquivo pessoal).

Estudantes participaram da oficina e sugeriram melhorias para a universidade (Foto: arquivo pessoal).

A Comissão de Elaboração do Plano Diretor do campus Curitiba realizou na manhã desta sexta-feira, 2 de junho, uma oficina para revelar as realidades do campus Curitiba, na Sala de Convivência da sede Centro. A atividade é voltada para pensar como as pessoas usam e significam os espaços da universidade. 

A oficina - organizada pela professora Anna Voros (DADIN) e a psicóloga Carla Chiarello (NUAPE) - propôs aos participantes levantar expectativas e realidades das vivências dos estudantes da UTFPR Curitiba. Em seguida, os alunos tiveram a experiência com pinturas e desenhos. No final, foi realizada uma roda de diálogos e sugestões para melhorias dos ambientes da universidade. A atividade foi realizada nesta semana durante a Semana Acadêmica de Design e anteriormente durante a  XVII Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo. 

De acordo com Anna Voros, “a atividade fornece uma oportunidade para refletir acerca dos espaços da universidade e questionar a forma como habitamos, além de trazer para reflexão o que estamos fazendo aqui dentro da universidade, o que gostamos e o que gostaríamos de mudar. Este é o momento oportuno para observarmos o que falta, reconhecer o que temos e propor mudanças”. 

 

Plano Diretor

O Plano Diretor é o principal instrumento que definirá uma política adequada de uso e ocupação do campus Curitiba pelos próximos dez anos. A elaboração do documento leva em conta a relação dos espaços com a cidade e com as atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

O trabalho será desenvolvido em três grandes fases: leitura temática integrada, com o levantamento dos problemas e potencialidades; a fase propositiva, com a indicação dos cenários possíveis (tendencial, intermediário e futuro); e a tabulação e sistematização do material das oficinas e conclusão dos relatórios.