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Plantão do Plano Diretor tira dúvidas da comunidade

PLANO DIRETOR

Trabalho faz parte das ações para repensar o uso dos espaços físicos do campus
publicado: 04/05/2023 15h14 última modificação: 04/05/2023 15h14
Estudantes participaram do plantão e trouxeram sugestões (Foto: Andreza Modesto).

Estudantes participaram do plantão e trouxeram sugestões (Foto: Andreza Modesto).

A Comissão de Elaboração do Plano Diretor do campus Curitiba promoveu um plantão para tirar dúvidas da comunidade acadêmica e ouvir opiniões sobre o trabalho do grupo, que vai definir a política de uso e ocupação dos espaços físicos das três sedes pelos próximos dez anos. Um atendimento aos estudantes e trabalhadores do campus foi realizado nesta quarta-feira, 3 de maio, no pátio da sede Centro. A ação se repetirá no mesmo local, no dia 8 de maio. 

A divulgação do trabalho visa propor a reflexão sobre a ocupação dos espaços físicos da UTFPR. A professora Anna Voros (DADIN) e a psicóloga Carla Chiarello (NUAPE) organizam e conduzem a atividade e a conversa com a comunidade acadêmica. Ambas são integrantes da comissão responsável pela elaboração do Plano Diretor.

De acordo com Anna Voros, o “Plano Diretor é uma oportunidade para pensar os espaços que habitamos e questionar a forma como habitamos, além de trazer para reflexão o que estamos fazendo aqui dentro da universidade, o que gostamos e o que gostaríamos de mudar. Eu, por exemplo, queria que tivessem redes para eu deitar uns 15 minutos e descansar, e depois continuar o trabalho. Então, este é o momento oportuno para observarmos o que falta, reconhecer o que temos e propor mudanças”. 

Conforme Raquel Dircksen, estudante do curso de Design da UTFPR, o Plano Diretor  “é um projeto importante para que todos tenham o conhecimento dos espaços, de como podemos melhorá-los e incentivar os alunos a cuidarem da universidade”.

 

Plano Diretor

O Plano Diretor é o principal instrumento que definirá uma política adequada de uso e ocupação do campus Curitiba pelos próximos dez anos. A elaboração do documento leva em conta a relação dos espaços com a cidade e com as atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

O trabalho será desenvolvido em três grandes fases: leitura temática integrada, com o levantamento dos problemas e potencialidades; a fase propositiva, com a indicação dos cenários possíveis (tendencial, intermediário e futuro); e a tabulação e sistematização do material das oficinas e conclusão dos relatórios.