Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Português para Falantes de Outras Línguas promove inclusão

Português para Falantes de Outras Línguas promove inclusão

Programa auxilia migrantes a se integrarem no Brasil
publicado: 21/07/2023 11h01 última modificação: 21/07/2023 11h02
Exibir carrossel de imagens Fernanda Baldin, coordenadora do PFOL, com estudantes (Foto: arquivo pessoal).

Fernanda Baldin, coordenadora do PFOL, com estudantes (Foto: arquivo pessoal).

O Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) é um programa de extensão focado em ensinar o português brasileiro aos estrangeiros. O PFOL atende  intercambistas de graduação e pós-graduação, mas a maior parte do público é de migrantes, vindos de países em crise. As ações do programa visam auxiliar essas pessoas a reorganizar suas vidas enquanto estiverem no Brasil, tanto pelo ensino do idioma quanto pelos grupos de convivência.

Segundo Fernanda Baldin, professora do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM) e coordenadora do PFOL, parte das pessoas que procuram o programa vem de países em condições de vulnerabilidade social, e tem de aprender o português tanto por necessidades profissionais quanto pela convivência com os demais brasileiros. "Continuamos fazendo esforços e nos dedicando para que a universidade seja mais acolhedora", diz a docente.

O PFOL já atendeu cubanos, venezuelanos, colombianos e chilenos. "E a gente tem também falantes de árabe, que podem ser da Líbia, do Líbano, Síria, Egito, de diferentes lugares do chamado Mundo Árabe, e estamos com um contingente de russos também", conta Fernanda, que complementa, "intercambistas ficam juntos com as turmas dos migrantes. O objetivo é que eles se conheçam, pratiquem a interculturalidade, e compreendam as diferentes realidades”.

O PFOL está dividido em cinco níveis, de acordo com o nível de proficiência de cada estudante, ofertados tanto para intercambistas quanto para a comunidade externa.

Além de ensinar português aos migrantes, o PFOL também incentiva a convivência

Além de ensinar português, o PFOL também incentiva a convivência (Foto: arquivo pessoal).

Entre as atividades desempenhadas pelo programa, há também o projeto de formação de professores. Estudantes do curso de  Licenciatura em Letras Inglês exercem parte da formação docente ensinando português para falantes de outras línguas. "Os estudantes nos acompanham durante as aulas do semestre, fazem atividades em grupos, e assim participam de todas as etapas, desde elaborar aulas, correção, organização e realização de um curso, entre outras atividades", explica Fernanda.

Outra ação do programa de extensão é o projeto Travessia. Ele reúne mulheres migrantes que se reúnem presencialmente uma vez a cada quinze dias, para conversar e participar de oficinas.

História

O PFOL surgiu em meados de 2015, a partir de iniciativas anteriores com objetivo semelhante. Entre elas, um grupo de pesquisa com a professora Márcia Becker (DALEM) em que a fonologia do português para estrangeiros era abordada.

Fernanda conta que havia uma disciplina de ensino de português em que intercambistas se matriculavam. “Quando comecei a dar essas aulas, verifiquei que a cada semestre vinham mais estrangeiros de perfis diferentes, e a gente não tinha mais apenas uma única turma", finaliza a docente.

O e-mail de contato do PFOL é pfolutfpr.ct@gmail.com