Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Primeiro pesquisador em Ciência dos Materiais a publicar na ‘Critical Reviews’ é da UTFPR
conteúdo

Notícias

Primeiro pesquisador em Ciência dos Materiais a publicar na ‘Critical Reviews’ é da UTFPR

PUBLICAÇÃO

O Professor Doutor Giuseppe Pintaude passou dez anos se dedicando ao estudo do tema de seu artigo
publicado: 03/11/2022 10h49 última modificação: 03/11/2022 10h49
Professor Giuseppe Pintaúde atua na UTFPR desde 2003. (Foto: Acervo pessoal)

Professor Giuseppe Pintaúde atua na UTFPR desde 2003. (Foto: Acervo pessoal)

O Professor Doutor Giuseppe Pintaude, chefe do Departamento de Apoio e Projetos Tecnológicos (DEPET), da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC), da UTFPR Curitiba, e integrante do Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM) publicou recentemente em uma revista de alto fator de impacto, a ‘Critical Reviews in Solid State and Materials Science, editada pela Taylor & Francis, tornando-se o primeiro pesquisador brasileiro a lograr esse feito. Os demais artigos já publicados nesta revista por autores nacionais tinham coautoria de instituições estrangeiras. A ‘Critical Reviews in Solid State and Materials Science possui um fator de impacto 10,367 (base 2020), sendo considerada a 34ª melhor na área de Ciência dos Materiais (base Scopus).

Giuseppe conta que o artigo (“Hardness as an indicator os material strength”) surgiu de uma necessidade oriunda das salas de aula: “Trabalho nessa temática há dez anos e já realizei duas orientações de Mestrado voltadas a esse assunto”, conta ele. A pesquisa do Professor responde a uma questão intrigante em propriedades mecânicas, que é o uso da dureza (propriedade de alta aplicação prática) como indicador da resistência mecânica dos materiais. “A dureza é uma propriedade poderosa para avaliar o comportamento de deformação dos materiais. Serve como controle de qualidade confiável para diversos processos, principalmente no tratamento térmico de metais”, justifica o professor.

Dessa forma, se um material está de acordo com projetado o ensaio verifica e possibilita um maior controle de qualidade. Segundo Giuseppe essa conversão é realizada muitas vezes de forma generalizada na prática industrial.

Serviço: Para acesso à publicação https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10408436.2022.2085659