Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Produção intelectual discente é reunida no livro “Soluções de Engenharia Mecânica”

publicado: 12/11/2018 23h33 última modificação: 12/11/2018 23h35

Os TCCs selecionados compõem o livro

Trabalho de Conclusão de Curso – o temido “TCC” - é uma das expectativas marcantes da vida universitária. Também a reunião de conhecimento de diversas áreas da ciência. É possível que alguns desses trabalhos se percam numa estante qualquer, ou o link em que se encontram nunca mais seja acessado. Nesse sentido, o curso de Mecânica do campus Curitiba da UTFPR facilitou o processo de pesquisa para essa área.

No livro Soluções de Engenharia Mecânica, edição 2018, é possível encontrar um compilado dos melhores trabalhos produzidos pelos alunos do curso no ano anterior. Na sua segunda edição, o e-book, formato escolhido para a produção deste ano, reúne os TCC’s com maior relevância no ano de 2017. “Como a ideia é fazer de maneira frequente, escolhemos uma editora especializada em e-book, de Porto Alegre, e o custo ficou mais barato. O formato eletrônico promove maior acesso, menor custo, é sustentável e de acesso livre”, diz Rodrigo Villanova, professor e coordenador do curso de Mecânica e um dos organizadores do livro.

Os critérios de escolha dos trabalhos têm como base a nota, sendo estipulada uma pontuação de corte mínima igual a 9,0. Além disso, critérios de inovação, aplicabilidade, relevância e mérito científico são levados em conta. Os trabalhos são julgados por uma comissão organizadora, composta por quatro professores, Euclídes Alexandre Bermadelli, Osvaldo Verussa Jr , Rodrigo Villanova e Silvestre Labiak Junior.
Outro ponto levado em consideração é a distribuição homogênea por oito áreas do conhecimento: materiais, projetos, mecânica estrutural, ciências térmicas, automação, entre outras, relacionadas à Mecânica. Neste ano, foram escolhidos dois trabalhos por área, totalizando, então, 16.

Como os TCC’s são extensos, os alunos contemplados elaboram um template, uma versão que sintetiza todo o conteúdo, com limitação de 20 páginas, para publicação. O livro está disponível para o público e Villanova orienta: “ o acesso e a distribuição do livro são livres para quem tiver interesse. O livro foi publicado no formato epub, e, para leitura, é necessária a instalação de qualquer leitor de e-books neste formato, como o Adobe Digital Editions (gratuito)”. O livro pode ser acessado pelo endereço eletrônico; https://onedrive.live.com/?authkey=%21AHu1_MJyS6bvEJw&cid=0C7D0A37275ECDAA&id=C7D0A37275ECDAA%21595&parId=root&o=OneUp