Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Professor da UTFPR Curitiba participa de comissão em prol do esporte paranaense
conteúdo

Notícias

Professor da UTFPR Curitiba participa de comissão em prol do esporte paranaense

COMISSÃO ESPORTE

Julio Cesar Bassan integra a Comissão do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte
publicado: 03/11/2022 10h49 última modificação: 03/11/2022 10h49
O professor Julio Cesar Bassan (fonte: Arquivo Pessoal)

O professor Julio Cesar Bassan (fonte: Arquivo Pessoal)

O professor Julio Cesar Bassan, do Departamento Acadêmico de Educação Física da UTFPR Curitiba (DAEFI-CT), está participando da Comissão do Programa Estadual de Fomento ao Esporte do Estado do Paraná (CPROESPORTE) no Biênio 2022- 2023. O PROESPORTE, instituído por lei, permite que parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) seja destinado a projetos credenciados pela Superintendência Geral do Esporte do Paraná.

Julio, que já atuou como técnico da seleção brasileira de karatê, é doutor em Fisiologia do Exercício e Nutrição Humana pela Universidade Católica de Murcia da Espanha. O professor tem artigos publicados sobre atletas de alto rendimento e entende que a ciência pode colaborar com atletas e técnicos das mais variadas modalidades. 

Formada por atletas, ex-atletas, gestores de confederações e do esporte municipal, a comissão tem o papel de elaborar editais, indicar membros para comissões técnicas, analisar, avaliar e aprovar projetos, além de estabelecer um plano anual de ações e propor alterações estatutárias. O programa foi criado em 2013 e regulamentado em 2017.

“Neste momento há atletas paranaenses que sem este projeto não estariam no cenário nacional e internacional, inclusive, no paradesporto, o primeiro do ranking no triathlon”, comenta Julio. O docente se refere a Ronan Cordeiro, atleta curitibano e primeiro lugar no ranking mundial de Triathlon Paralímpico.

“Houve uma evolução quantitativa e qualitativa no desporto paranaense devido a este apoio”, finaliza o professor que aponta o PROESPORTE como essencial para as atividades do esporte paranaense.