Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Professor do DAELT conserta aparelhos hospitalares pelo Paraná

Professor do DAELT conserta aparelhos hospitalares pelo Paraná

Covid e comunidade

publicado: 14/05/2020 16h02 última modificação: 12/11/2022 20h06

Mesmo em um momento tão complicado, pessoas têm se disponibilizado a fazer a diferença, como muitos dos professores do campus Curitiba da UTFPR divulgados em outras matérias publicadas pelo e-campus, pelo Comunica e pela mídia externa.
Este é também o caso do Márcio Aparecido Batista, professor do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT) e participante do Uni ComVida, que, desde o dia 26 de março, tem participado de diversas atividades para fazer a manutenção de equipamentos hospitalares pelo estado do Paraná.
Foi a partir de um convite de Roberto Cândido, também professor do DAELT, que Márcio se juntou com Marjorie Benegra e Raul Henrique Erthal, professores do Departamento Acadêmico de Mecânica (DAMEC), Gabriel Kovalhuk, professor do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN), estudantes de pós-graduação e ex-estudantes da UTFPR, para montar monitores hospitalares no setor da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao Covid-19 no Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, além de fazer a manutenção das camas elétricas.
Depois disso, Márcio também se juntou ao grupo “Médicos de Máquinas”, organizado por professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para realizar a manutenção em respiradores de hospitais do Paraná. Entre as cidades atendidas, estão Curitiba, Irati, Paranaguá, Ponta Grossa e Araucária.

Ainda sobre a manutenção, Márcio conta que foi feita uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, através da Superintendente Executiva, Beatriz Battistella Nadas, com o objetivo de “realizar manutenções nos equipamentos hospitalares do município.” Ele continua: “o objetivo de realizar este trabalho é apenas de ajudar neste momento, tentando minimizar os efeitos da pandemia na nossa região.”
Para ele, a importância de participar de todos esses projetos se dá pelo fato de evitar problemas no sistema de saúde: “com os equipamentos funcionando adequadamente, evita problemas que estão acontecendo em outros Estados, tais como: falta de equipamentos, compras inadequadas de equipamentos e colapso no sistema de saúde.”

Originalmente publicado em: