Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Professor francês especialista em patrimônio visita o campus Curitiba
conteúdo

Notícias

Professor francês especialista em patrimônio visita o campus Curitiba

PATRIMÔNIO

A visita teve como objetivo conhecer a universidade e ministrar uma palestra na Capela Santa Maria
publicado: 25/03/2022 16h00 última modificação: 03/11/2022 12h15
Exibir carrossel de imagens Benjamin Mouton é recebido para um café da manhã com a professora Rossana Finau, diretora-geral do campus Curitiba,  professora Giceli Portela (PARC UTFPR), Coline Lefevre (Aliança Francesa), Emanuel Aquino (projeto arquivo UTFPR), Gabriel Paris (diretor da Fundação Cultural de Curitiba) e Maria da Graça Constantino (DIRPPG Curitiba).

Benjamin Mouton é recebido para um café da manhã com a professora Rossana Finau, diretora-geral do campus Curitiba, professora Giceli Portela (PARC UTFPR), Coline Lefevre (Aliança Francesa), Emanuel Aquino (projeto arquivo UTFPR), Gabriel Paris (diretor da Fundação Cultural de Curitiba) e Maria da Graça Constantino (DIRPPG Curitiba).

Benjamin Mouton, um dos maiores nomes do patrimônio e restauro na França, visitou a Sede Centro da UTFPR na manhã desta quarta-feira, 23 de março. O professor participou de um café da manhã com a professora Rossana Finau, diretora-geral do campus Curitiba e ministrou uma palestra no Centro Cultural Capela Santa Maria.

Mouton é arquiteto chefe dos monumentos históricos da França, responsável pelas obras de conservação de grandes monumentos nacionais, como o Arco do Triunfo e a Catedral de Notre Dame de Paris. Além de Mouton e Rossana, o evento contou com presença da professora Giceli Portela Cunico de Oliveira (PARC UTFPR), Coline Lefevre (Aliança Francesa), Emanuel Aquino (projeto arquivo UTFPR), Gabriel Paris (diretor da Fundação Cultural de Curitiba) e Maria da Graça Constantino (DIRPPG Curitiba).

O professor francês apresentou uma palestra sobre “Os Desafios do Renascimento” na Capela Santa Maria, na última quarta-feira (23). O evento foi realizado pela parceria entre a Prefeitura Municipal de Curitiba, a École de Chaillot e a UTFPR através do PARC, Curso de Especialização em Patrimônio Histórico e Restauro do campus Curitiba.

A palestra foi transmitida em francês e contou com um tradutor simultâneo enviado pelo Consulado da França e a escola de idiomas Aliança Francesa. Os lugares foram limitados e preenchidos por ordem de chegada no momento em que o evento ocorreu.

Bruna Macedo, Arquiteta e Urbanista que prestigiava o evento, comentou: “Tem sido uma oportunidade ímpar poder ter a presença de Benjamin Mouton que, além de ser um nome mundial na área de patrimônio histórico e restauro, é extremamente generoso ao compartilhar seus conhecimentos e experiências. Ele nos ensina que a arquitetura está na memória, na construção do indivíduo e no modo de vivê-lo. Ser arquiteto e urbanista é também curvar-se com humildade para a história e arquitetura atemporal que estão presentes nos ensinando diariamente”. 

Conheça o Arquiteto

Benjamin Mouton é Arquiteto graduado (1972), bacharel em Artes (1974), Ecole de Chaillot (primeira em 1975), Arquiteto Chefe de Monumentos Históricos (1980), Inspetor Geral de Monumentos Históricos (1994). Desde 1980, gerencia estudos, projetos e obras de conservação-restauro dos 1ºs monumentos históricos listados na Bretanha (Finistère e Morbihan 1980-1987), Eure e Eure-et-Loir (1987-1994); e em Paris desde 1993: Arco do Triunfo (1993-1994), Basílica de Saint Denis, Hôtel National des Invalides, Val de Grace, Escola Nacional de Belas Artes e Notre-Dame de Paris, até 2013.

É professor da Ecole de Chaillot (1983-2014), professor PI na Universidade Tongji (Xangai), conferencista em La Sapienza (Roma), Valência, Atenas, Sofia, Mons, Tournai, Tunis, Rabat, U-Penn (Filadélfia). Seus trabalhos de investigação focalizam as estruturas abobadadas e seus encontros; metodologia para conservação e reforços arquitetônicos; princípios doutrinários e filosóficos da conservação do patrimônio (De volta ao espírito da Carta de Veneza, ICOMOS 2018; “Autenticidade-autenticidades” Roma-Mons-Tokyo 2020, 2022); Reavivamento de Notre-Dame (desde 2019).

Mouton é ex-presidente da Académie d'Architecture (2005-2008), do ICOMOS France (2000-2006), ex-vice-presidente do ICOMOS International (2011-2014). Além disso, é cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra, Oficial da Ordem Nacional do Mérito, Comendador da Ordem Nacional das Artes e Letras, Comendador da Ordem Romena do Mérito Cultural, Ordem Nacional Polonesa Gloria Artis, Prêmio Jan Zachwatowicz, prêmios chineses, honorários Membro do Instituto Americano de Arquitetos.