Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Professora aposentada da UTFPR está entre os finalistas do Prêmio Jabuti
conteúdo

Notícias

Professora aposentada da UTFPR está entre os finalistas do Prêmio Jabuti

PRÊMIO

O evento recebeu mais de 4,2 mil inscrições
publicado: 28/11/2022 10h24 última modificação: 02/12/2022 15h37
Exibir carrossel de imagens Livro finalista conta a história de Enedina Marques, mulher negra, pioneira na engenharia brasileira. (Foto: Arquivo Pessoal)

Livro finalista conta a história de Enedina Marques, mulher negra, pioneira na engenharia brasileira. (Foto: Arquivo Pessoal)

Lindamir Casagrande, docente aposentada do campus Curitiba, ficou entre os cinco finalistas na categoria Literatura Juvenil do Prêmio Jabuti 2022. A premiação da 64ª edição do evento, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), foi anunciada nesta quinta-feira (24) no Teatro Municipal de São Paulo.  A professora, que atua como voluntária no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da UTFPR, concorreu com o livro “Enedina Marques”, ilustrado por Lhaiza Morena. 

Lindamir Casagrande comentou sobre a experiência e a sensação ímpar ao saber da indicação: “ver meu livro entre os finalistas do prêmio Jabuti na categoria juvenil foi emocionante. Não conquistei a estatueta, porém mostrei “Enedina Marques” para o país todo. Eu que até recentemente acreditava que escrevia mal, me ver concorrendo ao prêmio de literatura é indescritível”.

Enedina Marques

O livro, que faz parte da série "Meninas, Moças e Mulheres que inspiram", apresenta a história de Enedina Marques, mulher negra, pioneira na engenharia brasileira. O enredo resgata a vida da engenheira civil, personagem pobre que viu na educação uma oportunidade de mudar a sua vida e a dos seus. Ela sonhou e conseguiu adentrar em um universo que não era pensado para mulheres, menos ainda para mulheres negras, e se tornou a primeira engenheira negra do Brasil, e a primeira engenheira da Região Sul do Brasil. 

A história de Enedina foi marcada por persistência, capacidade, pioneirismo, bem como por preconceitos e desigualdade social. Ela é exemplo de luta das mulheres e das pessoas negras. 

Jabuti

O Jabuti é referência entre os prêmios literários do Brasil e tem o objetivo de valorizar escritores e destacar a qualidade do trabalho de todos os profissionais envolvidos na criação e produção de um livro. Este ano, o evento recebeu mais de 4,2 mil inscrições e ofereceu R$ 100 mil para o vencedor do livro do ano.

Para saber mais acerca da lista completa com todos os finalistas, é só acessar este link