Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Professora da UTFPR-CT é semifinalista do Prêmio Jabuti

Professora da UTFPR-CT é semifinalista do Prêmio Jabuti

ORGULHO

Livro conta a história de Alan Turing
publicado: 08/12/2023 14h19 última modificação: 08/12/2023 14h19
Os autores, Silvia e Silvio, no evento de lançamento do livro (Foto: Arquivo pessoal).

Silvia Amélia, professora do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba (UTFPR-CT), é semifinalista da categoria juvenil do Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira. O livro é “Alan Turing: suas máquinas e seus segredos”, escrito em conjunto com Silvio Luiz Bragatto Boss, professor do campus Pato Branco da UTFPR.

O livro conta a história de Alan Turing para o público infanto-juvenil. “Considerado o pai da Computação, Alan fez inúmeras contribuições para a área, além de salvar milhares de vidas na Segunda Guerra Mundial, com a criação da Bombe – máquina usada para decifrar as mensagens criptografadas pela Alemanha. Infelizmente, ele teve sua carreira prejudicada quando descobriram que era gay. Ser homossexual na Inglaterra de 1950 era crime e ele foi condenado por isso”, conta Silvia.

Criação

O processo de criação da obra foi uma longa jornada iniciada em outubro de 2018. “O professor Mário André de Freitas Farias, do Instituto Federal de Sergipe, ao receber uma dedicatória do livro sobre Ada Lovelace, contou que estava orientando a aluna de mestrado Maria Jaqueline de Santana Santos. O tema da dissertação era a Diversidade Sexual e Combate ao Preconceito Homofóbico no Ensino Médio Integrado. Para abordar o tema, trabalhariam com a história do Alan Turing. Foi assim que tive contato com uma das biografias sobre esta personalidade da Computação. A partir de então, fui fazendo pesquisas sobre ele e no segundo semestre de 2020, a Editora Blucher aprovou a proposta da criação da série ‘Talentos da Computação’. Foi então que entrei em contato com o Silvio Boss e o convidei para escrevermos juntos esta história. Fizemos reuniões online semanais durante 2021. Em pleno isolamento social imposto pela pandemia, nos aproximamos e nos unimos para este trabalho tão gratificante. Eu já estava em contato com a ilustradora Kelen Linck. Quando o texto ficou pronto e foi aprovado pela editora, Kelen iniciou o trabalho com as ilustrações. Foi um processo de muito diálogo. O grupo todo em sinergia”, explica Silvia.

Sílvia foi professora de Silvio na graduação, além disso, eles também são colegas de trabalho. “Ainda lembro de quando ela me convidou para escrever o livro: ‘precisa ser você, que foi a primeira pessoa que falou de Alan Turing com brilho nos olhos’”, relembra o co-autor da obra, Silvio Boss.

“O reconhecimento deste trabalho mostra que, como docentes do ensino superior, da área de Computação, também temos potencial para escrever em linguagem simples para um público infanto-juvenil. Isso é inspirador! Temos muitas outras histórias de personalidades da Computação para contar. Espero que as biografias sejam um ponto de partida para apresentar conceitos da Computação na Educação Básica. Ser finalista do 65º Prêmio Jabuti é uma chancela muito relevante, que pode fazer com que o livro seja inserido nas escolas brasileiras”, comemora Silvia Amélia.

Prêmio Jabuti

Considerado o mais tradicional prêmio da literatura brasileira, o Jabuti é referência entre os prêmios literários do país. Há mais de 60 anos amplia os feitos da indústria editorial e o alcance da cultura literária nacional.