Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Programa de extensão monitora saúde de bombeiros e policiais

Programa de extensão monitora saúde de bombeiros e policiais

TFESP realiza testes práticos e propõe novas táticas aos profissionais
publicado: 15/06/2023 09h22 última modificação: 15/06/2023 09h22
Integrantes da equipe do programa realizam teste com militar (Foto: TFESP).

O programa de extensão Treinamento Físico-Esportivo, Saúde e Desenvolvimento (TFESP) monitora a performance e a saúde de policiais militares e bombeiros do Paraná por meio de testes práticos. Os resultados dessas pesquisas de campo são usados para propor novas táticas para os profissionais, aumentando o cuidado com a saúde destes trabalhadores.

A união entre a pesquisa acadêmica e o trabalho de campo nasceu a partir das pesquisas que Anderson Caetano Paulo, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), orientava. Depois de ter sido escolhido como orientador por um aluno, o professor descobriu que não havia grupos de estudos nem linhas de pesquisas dedicadas à performance física. "O pré-projeto do aluno envolvia uma avaliação do treinamento de força do batalhão de força de operações especiais e, quando pesquisei nos diretórios de grupos de pesquisa no Brasil, não encontrei teses sobre performance física nem linhas de pesquisas específicas para isso. Então veio a ideia de criar o TFESP", ele esclarece.

Além de Anderson, o grupo também é coordenado pela professora Cintia de Lourdes Nahhas Rodacki, cujos estudos abordam o comportamento da coluna vertebral. "Um dos principais problemas envolvendo policiais e bombeiros envolve dores musculares-esqueléticas, e a gente tem desenvolvido pesquisas nesse sentido", afirma o professor Anderson.

O programa realiza testes para medir o esforço e o possível desgaste do corpo em deslocamento carregando equipamentos pesados durante uma simulação de incêndio e para verificar a velocidade com que sobem andares, entre outras situações do cotidiano dos bombeiros e policiais militares.

"A Polícia Militar do Paraná e o Corpo de Bombeiros têm dado total apoio para que a gente desenvolva as nossas ações de pesquisa, ensino e extensão", diz o professor. "Nós formamos nove militares (três bombeiros e seis policiais), todos com projetos na área de educação física, e esses projetos acabam alimentando ações de extensão, que atraem alunos da graduação para a pós", ele explica. O PPGEF também formou civis com pesquisas que abordam essas categorias.

Próximos Passos

O TFESP tem procurado se manter na vanguarda das pesquisas científicas relacionadas ao desempenho físico. Além de continuar realizando testes com bombeiros e policiais militares, com e sem equipamentos, para monitorar as condições de saúde das categorias, a intenção é expandir as atividades.

"Vamos iniciar um trabalho com a guarda municipal de São José dos Pinhais", diz o professor, que também conta que o TFESP tem representantes em outros estados, como Mato Grosso do Sul e São Paulo. Outro passo, segundo ele, "é aproveitar as possibilidades da criação do Parque Científico Tecnológico da UTFPR para atrair empresas relacionadas à área da segurança pública", para estabelecer novas parcerias.

Para saber mais, acesse o site do TFESP.