Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Projeto de extensão auxilia no combate ao estresse
conteúdo

Notícias

Projeto de extensão auxilia no combate ao estresse

EXTENSÃO

Calma na Crise oferece recursos para comunidade acadêmica cuidar da saúde mental
publicado: 14/04/2023 09h22 última modificação: 14/04/2023 09h22
Uma das atividades do projeto (Foto: Calma na Crise).

Uma das atividades do projeto (Foto: Calma na Crise).

O projeto de extensão Calma na Crise é focado no bem-estar da comunidade acadêmica do campus Curitiba da UTFPR. A atividade, uma parceria entre a UTFPR-CT e o Instituto Visão Futuro, começou no segundo semestre de 2022 e tem como objetivo auxiliar estudantes e servidores a lidar com o estresse e a ansiedade.

A ideia do projeto foi da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Isabel Borba. “No primeiro semestre de 2022 ocorreu o trâmite do processo de duas formas: a assinatura da parceria e a aprovação do Projeto de Extensão e, em agosto de 2022, foi lançado o primeiro curso Calma na Crise na UTFPR", comenta. A docente passou a observar o aumento nos casos de depressão e estresse entre os alunos durante a pandemia. “Diante disso, entrei em contato com o Instituto Visão Futuro, que estava oferecendo o Calma na Crise para outras universidades públicas, e com a direção do campus, que também demonstrou interesse no projeto”, ela relembra.

 

Calma na Crise

O projeto é composto por técnicas de relaxamento e é dividido em quatro módulos quinzenais. Os encontros presenciais acontecem na sala da orquestra, no bloco V da sede Centro e as aulas on-line são ministradas por Susan Andrews, diretora do Instituto Visão Futuro, e por Ernesto Imakuna, médico cirurgião especialista e professor de medicina da Universidade de São Paulo (USP). As professoras Isabel e Marcia Keiko Ono Adriazola também integram a equipe.

Segundo Isabel, conhecer tais técnicas é importante para toda a comunidade acadêmica. “Conheci o Instituto Visão Futuro em 2011, quando fiz o curso de Biopsicologia 1. Na ocasião, estava como coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo pela primeira vez e percebi como aqueles conhecimentos seriam importantes para toda a comunidade universitária”, ela conta. Além disso, a atuação ultrapassa os muros da UTFPR, pois o projeto é levado “para uma comunidade carente próxima à sede Ecoville”, diz Isabel. “E esse contato com a comunidade é realizado pelos estudantes participantes”, finaliza.

 

Serviço

Calma na Crise

Módulos quinzenais intercalam encontros presenciais e virtuais via Zoom

Aulas presenciais: Sala da Orquestra, Bloco V, Sede Centro (Av. Silva Jardim, 807)

Mais informações no formulário de inscrições do projeto.