Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Projeto Engenharia Solidária arrecada três toneladas de alimentos

Projeto Engenharia Solidária arrecada três toneladas de alimentos

A arrecadação foi realizada na sede Centro por meio de um sistema de drive thru
publicado: 15/05/2021 08h35 última modificação: 12/11/2022 20h10

Calouros de Engenharia Elétrica e de Engenharia de Controle e Automação  da Universidade Tecnológica Federal do Paraná arrecadaram 3 mil quilos de alimentos para doar para famílias em vulnerabilidade econômica da região de Curitiba. A atividade faz parte do projeto de extensão Engenharia Solidária, vinculado à disciplina de Introdução à Engenharia, ministrada pelo professor Roberto Cândido, do Departamento de Eletrotécnica.

A arrecadação foi organizada pelos estudantes, que trabalharam em todas as fases do processo: campanha, coleta de alimentos, empacotamento e doação. “A ideia é usar todos os conceitos de gerenciamento de projetos de engenharia. Além dos alunos desenvolverem tarefas de retorno para a sociedade, estão exercitando a engenharia. Os passos de gerenciamento de projetos são todos trabalhados com eles”, informa o professor Cândido.

Arrecadação e doação de alimentos

A arrecadação dos alimentos foi feita na sede Centro do campus Curitiba por meio de um sistema de drive thru. Durante o trabalho, os estudantes cumpriram protocolo de biossegurança contra o coronavírus e usaram equipamentos de proteção individual como máscaras, escudos faciais, toucas e aventais descartáveis, doados por um ex-aluno.

O empacotamento dos alimentos foi realizado nesta quarta-feira, dia 12 de maio. Nesta quinta-feira, dia 13, as doações foram levadas até a Central Única das Favelas (CUFA), organização que atua em 37 comunidades da Região Metropolitana de Curitiba. Os alimentos serão entregues para famílias mantidas por mulheres. Elas receberão as doações neste sábado, processo que também será acompanhando pelos calouros.

Engenharia Solidária

Desde 2017 os alunos da disciplina de Introdução à Engenharia participam do projeto de extensão Engenharia Solidária. Os estudantes já realizaram reformas em creches e em escolas. Com a pandemia de Covid-19 o projeto foi readequado para atender as necessidade das famílias em dificuldade por conta da crise econômica.