Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Projeto Estímulo conscientiza sobre a Doença de Parkinson

Projeto Estímulo conscientiza sobre a Doença de Parkinson

Projeto de extensão organiza eventos e publicações para desmistificar a doença
publicado: 02/05/2023 15h34 última modificação: 02/05/2023 15h34
Professora Kátia Prus em uma ação do projeto (Foto: Arquivo pessoal).

O Projeto Estímulo é um projeto de extensão desenvolvido no campus Curitiba e focado em conscientizar as pessoas a respeito da Doença de Parkinson. O projeto “nasceu primeiramente porque minha mãe tem Parkinson, e também por eu ser enfermeira e ministrar, no curso de Tecnologia em Radiologia, disciplinas sobre o atendimento específico ao paciente”, conta a professora Kátia Prus, coordenadora do Estímulo.

Profissionais da comunidade externa e voluntários de diversos cursos da UTFPR, não apenas de Curitiba, mas de outros campi, participam do projeto. “Temos acadêmicos de Londrina e de Guarapuava, e também servidores administrativos que integram a equipe”, comenta Kátia. Não é necessária uma formação específica para participar, “o único requisito é ter o desejo de aprender e de conviver com as pessoas que têm a doença de Parkinson”, esclarece a coordenadora. “Os pacientes também participam ativamente do grupo e aprovam alguns dos nossos projetos. É importante que o paciente, o acompanhante e o cuidador se sintam acolhidos, e tenham as suas vozes para que a sociedade também entenda as necessidades deles”, elucida a professora.

O Estímulo começou em 2018, após uma visita à Associação Parkinson do Paraná. “Fomos para fazer um trote solidário e um lanche para os pacientes. Voltamos em 2019 e fizemos uma parceria, iniciando aulas com os alunos de Radiologia e com os pacientes da associação”, ela completa.

Ações e próximos passos

“O projeto tem viajado muito. Em 11 de abril, fizemos o Dia da Conscientização de Parkinson, em parceria com a Associação Parkinson do Paraná, e também com a ajuda de acadêmicos, professores e pacientes”, relembra a professora Kátia. “No dia 13 de abril, o Projeto promoveu, junto com o Instituto Federal do Paraná, uma conversa entre acadêmicos e pacientes, em que dois pacientes contaram como foi receber o diagnóstico e como é lidar com a Doença de Parkinson atualmente”. O Estímulo também participou do segundo Simpósio Internacional On-line Convivendo com o Parkinson e do Dia da Conscientização organizado pela Viva Parkinson de Blumenau.

De acordo com a coordenadora, o Estímulo vai continuar viajando. “O projeto tem uma parceria com a Federação Espanhola de Parkinson e há planos de um evento híbrido, concebido para que todos possam participar”. Além disso, pretende-se transformar o Estímulo em um Programa de Extensão, e, também, levar o conhecimento a mais locais, atrair mais publicações acadêmicas e aumentar a equipe. “Podemos colaborar com informações sobre doenças como o Parkinson, sobre o Alzheimer e sobre algumas demências, pois isso alerta as pessoas”, finaliza a professora.