Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Projeto Estímulo promove concurso entre alunos de escolas públicas

Projeto Estímulo promove concurso entre alunos de escolas públicas

CONCURSO

Extensão do campus Curitiba selecionou slogan para conscientizar sobre Doença de Parkinson
publicado: 26/12/2022 10h41 última modificação: 26/12/2022 10h41
Exibir carrossel de imagens Da esq. para dir.: Vitória Ivani Rodrigues de Souza (ganhadora do 1º lugar, da Escola Papa Joao Paulo I); Kátia Prus (coordenadora do Proj. Estímulo); Sandra Salomão (presidente da APP); e Nicolly Emily Holla da Silva (ganhadora do 2º lugar, do Colégio Prof. Paulo Freire). (Foto: Ascom-CT)

O Projeto Estímulo realizou em 14 de dezembro, na Sede Centro do campus Curitiba, a premiação de um concurso para a escolha de um slogan de conscientização sobre a Doença de Parkinson. As frases foram criadas por estudantes de Ensino Médio de escolas estaduais de Curitiba com o objetivo de disseminar informações sobre a doença. O Estímulo é um projeto de extensão da UTFPR criado em 2018 pelas professoras Kátia Prus, departamento Acadêmico de Física - (DAFIS) e Elisângela Lobo, departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN).

O slogan que ficou em primeiro lugar foi "Tremer, sem temer", criado pela aluna Vitória Ivani Rodrigues de Souza. Em segundo lugar ficou a estudante Nicolly Emily Hollas da Silva, com o slogan "Nem tudo que treme é Parkinson, mas todo aquele que é forte, supera". A comissão julgadora para seleção dos vencedores foi composta por cinco pacientes com a Doença de Parkinson, que também são parceiros do Projeto Estímulo.

"O concurso foi realizado com o objetivo de unir as duas instituições de ensino: uma de Educação Básica e outra de Educação Superior, ambas de ensino público, gratuito e de qualidade", declarou Kátia, que é coordenadora do Estímulo.

Premiação

A premiação foi realizada na Sede Centro do campus Curitiba com a presença da diretora-geral, professora Rossana Finau. Também participaram Walmor Godoi, diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, a coordenadora do Projeto Estímulo, Kátia Prus,  Sandra Salomão, presidente da Associação Parkinson Paraná (APP), Sílvia Vieira Dias, representante da Secretaria Estadual de Educação (SEED), Sandremir Claudiano da Silva (Escola Papa João Paulo I)  e Adriane Cristina de Faria (Colégio Estadual Professor Paulo Freire), professores das alunas ganhadoras.

Além da cerimônia de premiação, os visitantes conheceram a Sede Centro. As estudantes vencedoras também participaram de uma live no YouTube, que poderá ser mostrada aos familiares e amigos, contribuindo e motivando as estudantes em sua vida acadêmica e profissional.

Organizando o concurso

A ideia surgiu quando a coordenadora Kátia viajou a Joinville (SC) e conheceu a fotógrafa Mizolet, criadora de um projeto chamado "Retratos do Parkinson", que tinha um slogan próprio. No retorno a Curitiba, Kátia entrou em contato com Sílvia Vieira Dias, coordenadora da Área Metropolitana Norte da SEED. A partir de então foram realizadas reuniões para definir o funcionamento do concurso.

Kátia e estudantes que auxiliam o Estímulo gravaram vídeos direcionados aos professores e alunos das escolas estaduais, detalhando em que consistia o concurso, bem como pacientes deram depoimentos em vídeo, com explicações sobre a doença. Adicionalmente, a coordenadora do Estímulo realizou algumas reuniões com professores estaduais, e, finalmente, de forma extracurricular, considerando algumas restrições impostas pelo então período eleitoral, quatro desses professores aderiram, inscreveram-se e decidiram apresentar o concurso a seus alunos, englobando duas escolas.

No total, nove estudantes do Ensino Médio de escolas da denominada Área Metropolitana Norte da SEED participaram da tarefa. Eles assistiram aos vídeos, pesquisaram o tema junto com os professores e fizeram a inscrição, mediante termo de autorização do responsável. A ideia original era produzir, juntamente com o slogan, uma redação. O engajamento foi recompensado de forma que toda a ação se formalizou em certificados para os estudantes e professores, podendo integrar seus respectivos currículos.

Para conhecer mais sobre o Projeto Estímulo, acesse matéria desta Assessoria.

Redes sociais do Projeto Estímulo:

SITE