Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Projeto Nova Esperança ajuda Natal de comunidades

Projeto Nova Esperança ajuda Natal de comunidades

Extensão e Solidariedade

Extensão da Arquitetura traz alegria para centenas de crianças
publicado: 21/12/2022 11h52 última modificação: 15/03/2023 10h56
Exibir carrossel de imagens Entrega de presentes no Jardim Nova Esperança (foto: acervo pessoal).

Entrega de presentes no Jardim Nova Esperança (foto: acervo pessoal).

Uma tarde de celebração, solidariedade e esperança aconteceu no Jardim Nova Esperança, comunidade carente localizada na região da sede Ecoville do campus Curitiba, no dia 11 de dezembro, um domingo. O projeto de extensão, vinculado ao Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU-CT), promoveu uma festa de Natal no local, atendendo aproximadamente 200 crianças e suas famílias - sendo o ápice anual de outras ações já realizadas com este público.

Em visitas anteriores à "vila", os participantes desta extensão "encontraram uma comunidade carente de assistência e com um contingente de crianças sem perspectivas de um Natal", contou Isabel Borba, professora-doutora coordenadora do curso de Arquitetura e do projeto. E assim nasceu a ideia da realização de uma ação solidária na época natalina.

Com o produto de uma campanha de arrecadação, promovida pelo projeto entre a comunidade acadêmica da UTFPR, foram comprados 230 brinquedos no valor aproximado de R$ 30 cada, escolhidos por faixa etária. Esse número foi possibilitado pelo sucesso nas doações e venda de rifas de uma cesta de Natal, ações que mobilizaram os estudantes.

Com os recursos levantados, também foram alugados equipamentos de diversão, como cama elástica, escorregador e piscina de bolinhas - veja fotos da folia dos pequenos. Além disso, ofereceram-se comidas festivas (hotdog gourmet, bolos e refrigerantes) e as crianças receberam a visita dos ilustres Papai e Mamãe Noel para fazer a entrega dos presentes - estes últimos graças ao apoio da ONG Ação do Bem.

Extensão engaja estudantes e atravessa os portões

O Projeto "Caminhos para a Nova Esperança - Natal Solidário" é o desdobramento de um projeto de extensão que já estava em andamento. No início do segundo semestre de 2022, o DEAAU-CT, em parceria com o Instituto Visão Futuro, iniciou um projeto de extensão chamado Calma na Crise, visando compartilhar técnicas de gerenciamento de estresse e equilíbrio emocional com os alunos.

"Uma das atividades finais desse projeto foi levar todos os conhecimentos adquiridos para uma comunidade próxima à sede Ecoville, a Vila Jardim Nova Esperança", relembra professora Isabel. Assim, em uma próxima etapa do projeto, moradores vieram às dependências do Ecoville participar de palestras e oficinas sobre controle emocional, concentração e também alimentação saudável.

Finalmente, com a progressão dos trabalhos, surgiu a ideia do Natal solidário. Além dos estudantes que já participavam das atividades regulares do projeto, especificamente na festa natalina foram convidados alunos de todas as graduações do campus Curitiba, com fornecimento de certificado de horas de participação. No total, 32 graduandos atuaram na ação solidária.

Esse foi mais um projeto de extensão desenvolvido pela UTFPR Curitiba que compartilha com a sociedade frutos da atividade acadêmica. E a coordenadora do projeto, professora Isabel, sintetiza: "visando deixar uma semente de transformação social, o projeto saiu dos portões da universidade e se tornou uma ação solidária dos alunos e voluntários participantes".

Solidariedade em rede

Com o resultado positivo da campanha de doações e rifa, foi possível presentear crianças em outros lugares. Por intermédio da servidora Maria Joana do Nascimento, que atua na sede Ecoville do campus Curitiba, uma parte dos brinquedos foi usada para colaborar com uma iniciativa social da qual a servidora participa, a Organização Amigos da Helia, coordenada por Heliamar Savi (veja foto).

Esses presentes constituem parte de eventos natalinos que a organização já promove em duas localidades: o Jardim Modelo, em São José dos Pinhais - que acontecerá no próximo fim de semana; e a comunidade da Ilha do Amparo, litoral paranaense, numa festa de Natal para filhos e netos de pescadores. No total, os dois eventos atendem aproximadamente 150 crianças.

Outra parte dos brinquedos comprados foi destinada ao Centro da Juventude Audi União, instituição localizada no Uberaba, bairro de Curitiba. Também lá, os presentes compuseram ação solidária em andamento, que ocorreu dia 19/12 (foto).