Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Projeto voltado aos cuidados de pacientes com o Mal de Alzheimer é escolhido em etapa regional

SAÚDE E INOVAÇÃO

Start-up de estudantes do campus Curitiba é selecionada em edital do Health Business Summit (HBS)
publicado: 23/02/2022 22h16 última modificação: 03/11/2022 13h24
Membros da start-up Cuca (Da esq. para a dir.): Iagor, Pedro, Karen, Evelize e Marco.

Os alunos Iagor Carvalho de Melo (5º período de Engenharia Elétrica) e Marco Antônio Przybysz (5º período de Engenharia Mecânica), do campus Curitiba da UTFPR, em conjunto com estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), montaram a Cuca, empresa de inovação destinada a auxiliar nos cuidados de pacientes com o Mal de Alzheimer. A start-up foi formada justamente com o intuito de disputar a competição promovida pela Health Business Org, associação sem fins lucrativos não governamental destinada a fomentar empreendimentos na área de saúde.

Montando uma Equipe, desenvolvendo um Produto

Foram os estudantes de Medicina da UFPR, Evelize Eudeucleia Cristina Behrens, Karen Dyminski Parente Ribeiro (ambas do 4º período) e Pedro Ribeiro Murad (do 5º período) que tiveram a iniciativa de disputar a competição do HBS, iniciando o grupo. Karen, já foi aluna do curso de Engenharia da Computação da UTFPR durante 3 semestres, participou do projeto Nosso Olhar Solidário. Buscando contribuições ao time, Pedro chamou o amigo de infância, Iagor, pensando na experiência e responsabilidade que já demonstrara em outros projetos.

Vários dos integrantes têm parentes que sofrem do mal de Alzheimer, doença progressiva e incurável, que causa um crescente comprometimento cognitivo e com uma crescente incidência na população mundial. Com essa inspiração, idealizaram produtos que auxiliassem os pacientes e seus cuidadores, mas que fossem de baixo custo - Com o projeto tomando forma, foi necessário agregar mais uma mente à equipe: Marco Antônio Przybysz, para cuidar do site e ferramentas digitais.

Os produtos premiados no HBS são um quebra-cabeça físico para estímulo do paciente e um aplicativo para conectar e informar cuidadores. O quebra-cabeça é montado a partir de uma foto de família do paciente, quando o cliente faz a compra e passa a ter uma interação com a Cuca, que avalia a capacidade cognitiva e outros fatores para desenvolver um material personalizado, que contribui com o tratamento, propiciando momentos de lazer e estimulação da memória. O puzzle já está à venda no Instagram da equipe, @cuca.jogos.

Já o aplicativo permitirá a troca de mensagens entre cuidadores e materiais informativos de médicos e terapeutas ocupacionais. Este produto ainda é um projeto, que será desenvolvido com apoio da Health Business Org. Esta fase dos trabalhos faz parte da premiação recebida pela Cuca nesta etapa regional, e inclui aceleração da empresa, quer dizer, consultoria e outros tipos de apoio. A etapa final do concurso será presencialmente nos dias 08 e 09 de abril em Belo Horizonte - MG durante o encontro da Health Business, o HBS.

"O mercado para idosos com Alzheimer atualmente é composto de remédios caros. Já os cuidadores são uma parcela esquecida, pouco se fala do bem-estar deles. Nosso produto não substitui remédios (e nem é a intenção), mas vai na contramão da tendência de onerar ainda mais o bolso dessa população cobrando-se absurdos por produtos. A curva de crescimento de diagnóstico de Alzheimer é incrivelmente alta e é acompanhada do aumento do custo de produtos para essa população. O mercado é grande e será enorme no futuro, existe muito espaço para a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos nessa história."
Iagor Carvalho, estudante do campus Curitiba da UTFPR e sócio da Cuca

Mais informações:
@cuca.jogos (Instagram da Cuca)

Health Business Org: