Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Projetos do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia - PPGFA, foram contemplados com recursos

publicado: 05/01/2018 16h02 última modificação: 05/01/2018 16h02

Após participarem de uma chamada altamente competitiva no âmbito de um edital lançado pelo Instituto Serrapilheira (https://serrapilheira.org/), cujo objetivo era apoiar jovens pesquisadores com projetos inovadores,  os professores Andreia Gerniski Macedo (DAFIS) e Alexandre José Tuoto Silveira Mello (DAELT), membros do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia, PPGFA, foram contemplados com recursos da ordem de cem mil reais para desenvolverem seus projetos.

O projeto da Profa. Andreia Macedo refere-se à preparação de nanopartículas de polímeros conjugados pela técnica de reprecipitação e a aplicação em células solares orgânicas, sendo desenvolvido em colaboração com professores do Departamento de Química da UTFPR e do Departamento de Engenharia de Materiais e Metalurgia da Universidade de Cambridge. O projeto do Prof. Alexandre Tuoto Mello tem por objetivo o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas de ótica adaptativa e de instrumentação astronômica na construção de grandes telescópios.

O Instituto Serrapilheira, fundado por João e Branca Moreira Salles, é uma entidade privada de fomento à ciência que lançou a sua primeira chamada em 2017. O Instituto recebeu cerca de duas mil propostas de projetos e destes, apenas 3.6 % foram selecionados. De acordo com a prof. Andréia, esta iniciativa do setor privado terá impacto positivo na ciência brasileira, considerando a fase de contingência dos recursos disponibilizados para as agências estaduais e federais de fomento, devendo servir de modelo para outras iniciativas similares."

Mais informações podem ser acessadas no link https://serrapilheira.org/resultado-da-1a-chamada-publica/.