Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > PROTA Participa de Reunião na Escola Vivian Marçal

PROTA Participa de Reunião na Escola Vivian Marçal

Para Formalização de Parceria Institucional

publicado: 24/09/2018 14h25 última modificação: 24/09/2018 14h25

O Programa de Tecnologia Assistiva (PROTA) do Campus Curitiba participou no dia 18 de Setembro de Reunião de Trabalho na Sede da Escola Vivian Marçal (EVM)/ Associação do Deficiente Motor (ADM). No encontro foram discutidos encaminhamentos para formalização de Termo de Parceria Institucional que objetiva, além de ratificar a longa trajetória de trabalho colaborativo existente entre as instituições, no que se refere aos serviços especiais prestados, visa também ampliar as atividades no campo da pesquisa e extensão.

Participaram da Reunião o Coordenador do PROTA, Sr. Claiton Voigt Warnk, os Professores João Israel Bernardo (DAELN) e Maclóvia Corrêa da Silva (DALEM/ PPGTE), esses representantes da UTFPR. E representando a EVM/ ADM estavam presentes a Diretora Pedagógica da EVM, Sra. Anna Lucia Kulg, a Presidente ADM, Sra. Berenice Schumacher, a Assistente Social da ADM, Sra. Fernanda Heberle, o responsável pela Informática da ADM, Sr. Douglas Ribeiro Silva Oliveira, a Professora de Tecnologia Assistiva, Sra. Adriana Carla de Oliveira, a Pedagoga da EVM, Sra. Silmara Estalk; e a Designer gráfica da ADM, Srta. Helen Melezinski.

Participaram ainda da reunião a Enfermeira do Hospital de Clínicas da UFPR, Srta. Jociana Alves de Araújo, o Designer Gráfico/ Pesquisador, Sr. Gustavo Stresser Costa, e o Estagiário em Comunicação da Organizacional da EVM, Geovani Leite, alunos da UTFPR.

Na ocasião também foram entregues Materiais Pedagógicos e de Tecnologia Assistiva para uso dos alunos da Escola Vivian Marçal, bem como alguns equipamentos de informática, sendo todos esses na forma de doações.

Tal proposta de formalização de parceria foi bem recepcionada pelos representantes da Escola Vivian Marçal/ Associação do Deficiente Motor, pois irá potencializar as atividades que são realizadas atualmente e promoverá um ganho social significativa. Esta cooperação já existe desde 2003 com o desenvolvimento do Software ETM (Emulador Teclado Mouse) para Pessoas com Paralisia Cerebral, sob a orientação do Prof. Aurélio Flávio Charão, Professor Aposentado do DAINF, sendo tal parceria reafirmada com a contemplação de Projeto apresentado pelo PROTA junto ao Edital PROEXT 2011 da SESU/MEC.