Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > PROTA Participa do “2º Encontro Estadual de Tecnologias Educacionais”

PROTA Participa do “2º Encontro Estadual de Tecnologias Educacionais”

publicado: 14/11/2017 10h08 última modificação: 14/11/2017 10h08

O Programa de Tecnologia Assistiva (PROTA) do Câmpus Curitiba participou entre os dias 07 e 09 de Novembro de 2017 do “2º Encontro Estadual de Tecnologias Educacionais: Inovação e Criatividade na Educação Paranaense” promovido pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED-PR). O evento contou com oficinas, palestras, mesas redondas, relatos de experiências, Festival de Invenção e Criatividade do Paraná (FIC PR).

Este evento contou com 5 eixos temáticos:

- Mídia e Educação;

- Educação Inclusiva e Tecnologia;

- Empoderamento e Tecnologia;

- Ressignificação dos Espaços Escolares;

- Inovação e Tecnologia na Educação.

Sendo que para o segundo eixo temático o Coordenador do PROTA, Claiton Voigt Warnk, ministrou, à Professores das Redes Municipal e Estadual de Educação, a Oficina “O Uso do Emulador Teclado Mouse – ETM – como Ferramenta de Inclusão Escolar e Digital” socializando o uso desta Tecnologia com outros trabalhadores em educação, possibilitando aos participantes conhecer esta ferramenta e sua aplicação.

Com a proposta de disponibilizar a comunidade, uma tecnologia que auxilie as pessoas com paralisia cerebral no processo de comunicação diária, bem como promover inclusão no processo educacional foi desenvolvido o ETM pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. O ETM é um software gratuito que, em conjunto com sensores, permitem às pessoas com deficiência utilizar todas as funções de teclado e mouse de um computador.