Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Que estudar uma língua estrangeira na UTFPR? Saiba como!

Que estudar uma língua estrangeira na UTFPR? Saiba como!

IDIOMAS

publicado: 22/09/2021 12h00 última modificação: 03/11/2022 13h43
Fonte: UTFPR Idiomas

O campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná oferece cursos e ações envolvendo o ensino de línguas estrangeiras e de português para falantes de outros idiomas. As atividades são ofertadas pelo Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (Nucli), pelo Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (Calem) e pelo Projeto de Extensão UTFPR Idiomas. Conheça cada um deles e como funcionam.

UTFPR Idiomas

O Projeto de Extensão UTFPR Idiomas foi criado em 2019 por meio de um acordo de cooperação técnica entre os campi e UTFPR e a FUNTEF-PR. Os cursos são abertos à comunidade externa. Neste semestre são ofertadas 14 línguas: português para estrangeiros, alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, hebraico, holandês, inglês, italiano, japonês, polonês, russo e ucraniano.

As aulas são realizadas remotamente por causa da pandemia, mas o projeto também ofertará aulas no formato presencial assim que possível. Atualmente, há alunos de várias     partes do Brasil e do mundo participando dos cursos. São oferecidas três modalidades regulares de curso: intensivo (60 horas-aula, em 3 semanas), semi-extensivo (60 horas- aula, em 2 meses) e extensivos (60 horas-aula, em 4 meses).

Os valores dos cursos dependem da carga frequência das aulas. Há descontos para certas categorias de alunos. Os cursos intensivos e semi-extensivos custam R$ 700, sendo este o valor total para o curso. Os extensivos custam R$ 702/total para alunos UTFPR, IFPR, UFPR, UFFS e UNILA; R$ 810/total para servidores e terceirizados da UTFPR, servidores do IFPR, UFPR, UFFS, UNILA, COPEL e associados da ASSUTEF e da ASSEMP-PR; e R$ 864/total para a comunidade externa em geral. Os professores são vinculados à Cooperativa e, a grande maioria são formados em Letras, muitos com especialização, mestrado doutorado.

O curso intensivo de verão tem início previsto para 2 de dezembro/2021. As inscrições começam  de 15 a 30 dias antes de cada curso começar. Mais informações no site do UTFPR Idiomas

Nucli

O Núcleo de Línguas do Programa Idiomas Sem Fronteiras (Nucli) da UTFPR faz parte do Projeto de Extensão Plurilinguismo e Interculturalidade: ações do Núcleo de Línguas - Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras/UTFPR e DALEM. O foco é auxiliar na promoção da internacionalização da UTFPR por meio de ações que integram o ensino de línguas e a formação de professores do Curso de Licenciatura em Letras Inglês.

A partir do projeto, professores do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM) do Campus Curitiba, ofertam oficinas, cursos de curta duração e eventos em inglês, espanhol, alemão e português para falantes de outras línguas. São ações gratuitas de extensão oferecidas às comunidades externa e interna da universidade, com direito a certificado.

A divulgação das ações do Nucli ocorre pelas redes sociais do projeto e pelo e-mail institucional da UTFPR, o chamado broadcast. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição. Saiba mais no instagram: @nucli.isf.

Calem

O Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (Calem) surgiu em 1998 ofertando alemão, espanhol, francês e inglês, além do Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL).

O Calem está com inscrições abertas até o dia 19 de setembro para servidores, alunos da UTFPR e alunos regulares do Calem que queiram ingressar no primeiro nível das aulas de inglês, francês e alemão.

São destinadas duas vagas por turma para os servidores. A ordem de preenchimento é por tempo de serviço na instituição. No caso dos alunos, a classificação é feita por ordem de maior coeficiente.

As aulas começam dia 23 de setembro e serão ministradas no modelo de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP). Devido à pandemia de Covid-19, o Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas do Campus Curitiba (DALEM-CT) não vai cobrar taxa de matrícula.

Clique aqui para acessar os detalhes sobre o processo seletivo.