A disciplina tem como objetivo sensibilizar os estudantes com o nível sonoro das coisas, seja no audiovisual, musical ou até mesmo experiencial. O conceito principal, que vem sendo trabalhado nessas narrativas, é a criação de paisagens sonoras de maneira alternativa, já que existem práticas pedagógicas tradicionais buscando caracterizar as cidades, sendo o intuito dos estudantes a representação por meio do som.
O professor do DALIC, Gustavo Nishida, foi responsável por orientar e incentivar os estudantes na produção, que a partir da ideia de externalizar a apresentação desses trabalhos e aumentar o envolvimento com os demais estudantes, organizou a exposição no pátio da Universidade.
Os conceitos, as ideias e as construções das paisagens sonoras foram produções dos estudantes, auxiliados pelo professor na parte técnica. Além disso, o embasamento do projeto se deu sobre as reflexões do compositor Murray Schafer, a respeito de paisagem sonoras, possibilitando aos estudantes a criação de paisagens de algumas cidades, tendo sido nove cidades construídas no total.
Reportagem de Monique Eveline Grings (ASCOM – CT).
Também disponível em: