Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Recepção de calouros pelo DCE

Recepção de calouros pelo DCE

TOUR GUIADO

O evento, chamado ‘reTOURno presencial’, tem como objetivo de apresentar as três sedes do campus Curitiba aos novos alunos
publicado: 24/11/2021 12h09 última modificação: 03/11/2022 13h24
Exibir carrossel de imagens O primeiro tour reuniu 90 estudantes e aconteceu no dia 20 de novembro, na Sede Centro.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) promove, entre 20 de novembro e 4 de dezembro, atividades para os calouros com o objetivo de estimular o sentimento de pertencimento à Universidade, depois do longo período de Atividades Didáticas Não Presenciais (ADNP) e Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP). Os estudantes que ainda não conhecem pessoalmente o campus Curitiba da UTFPR vão visitar as três sedes e encontrar com os colegas fora do ambiente remoto.

O evento é realizado com a anuência e o conhecimento da direção-geral do campus, que reconhece a importância do contato interpessoal e com os espaços físicos da Universidade para formação acadêmica. O DCE organizou três encontros, sempre durante as tardes de sábado, nos dias 20 de novembro, 27 de novembro e 4 de dezembro para a apresentação das sedes Centro, Ecoville e Neoville respectivamente. As visitas contam com o apoio de estudantes veteranos e de alguns Centros e Diretórios Acadêmicos para desenvolver atividades que se assemelham à recepção de calouros que era organizada semestralmente antes da pandemia.

Sede Centro

O primeiro tour aconteceu no dia 20 de novembro, na Sede Centro, e durou em torno de duas horas. O evento reuniu 90 estudantes, divididos em subgrupos menores que foram guiados por membros do DCE, respeitando todos os protocolos de biossegurança.

Os subgrupos visitaram vários locais, como os blocos centrais, bloco da engenharia, restaurante universitário, laboratórios e biblioteca, apenas para citar alguns. Em um clima de muita descontração, integrantes do DCE usaram tinta para identificar os calouros e seus cursos, com autorização dos alunos. Luiza Ferreira Aksenen, presidente do DCE, disse estar feliz em proporcionar o momento e que o objetivo é receber os chamados ‘calouros da pandemia’. De acordo com a presidente, a intenção é repetir a atividade em outros momentos, para atender estudantes que estão fora de Curitiba.

A estudante Emanoelle de Paula Damas, do primeiro período de Letras - Licenciatura em Português, participou da visita e comentou que está bem animada com o curso. A expectativa dela é de aprender bastante e passar tudo para os futuros alunos quando se formar. Rômulo Barbosa da Silva, aluno do Curso de Engenharia da Computação, destacou que, apesar de já estar no terceiro período, foi a primeira vez que esteve presencialmente no campus.

Assista AQUI como foi esse primeiro reTOURno presencial.

Programação

Restam poucas vagas para a visita na Sede Ecoville, no próximo sábado (27). Para o dia 4 de dezembro, na Sede Neoville, as vagas ainda estão em aberto, com a possibilidade da participação de veteranos. Para esta sede, há a previsão da realização de um piquenique de confraternização. Para participar, o aluno deve estar em dia com as duas doses da vacina e utilizar máscaras durante toda a atividade. Recomenda-se levar uma garrafinha de água que pode ser abastecida nos bebedouros dos locais. O DCE Curitiba está arrecadando alimentos não-perecíveis nos dias do tour, então não se esqueça de levar sua contribuição.

Clique AQUI para realizar sua inscrição.