Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Reuniões discutem a criação da pró-reitoria de Assuntos Estudantis na UTFPR

Reuniões discutem a criação da pró-reitoria de Assuntos Estudantis na UTFPR

Audiência do campus Curitiba será na quarta-feira, 6/12
publicado: 06/12/2023 09h16 última modificação: 06/12/2023 09h16
A participação da comunidade acadêmica é essencial (Foto: Emanuela Oliveira/ASCOM).

A UTFPR realiza audiências públicas nos campi para debater a criação de uma pró-reitoria de Assuntos Estudantis. No campus Curitiba, os encontros serão realizados na próxima quarta-feira, 6 de dezembro, em vários horários e reunindo diversos públicos.

A ideia é que depois dos encontros nos campi seja elaborado um documento coletivo, que será submetido ao Conselho Universitário até março de 2024. A produção do texto será realizada por uma comissão, com participação ativa da comunidade acadêmica, especialmente dos estudantes.

As reuniões na UTFPR-CT no dia 6 de dezembro começam às 8h30 com uma  reunião dos diretores e às 10h30 será realizado um encontro com a equipe técnica na sala do Núcleo de Apoio Pedagógico e Educacional (NUAPE). Durante a tarde, às 13h haverá uma reunião com representantes estudantis no Auditório da sede Centro. Por fim, às 15h será realizada audiência pública no Auditório.

“É muito importante a participação dos estudantes na audiência, pois estamos no processo de construção de uma pró-reitoria voltada aos assuntos estudantis e à vida acadêmica dos estudantes, por isso, é fundamental a participação nesse processo porque eles são a parte mais interessada dessa construção. Além disso, é essencial que os alunos participem de processos decisórios. Essas audiências também são para colher as demandas dos estudantes”, explica Xênia Mello, chefe do NUAPE do campus Curitiba.

Pró-Reitoria

As pró-reitorias são vinculadas à reitoria e são responsáveis por coordenar e gerenciar atividades específicas da instituição. As pró-reitorias têm como objetivo principal auxiliar na definição de políticas e diretrizes acadêmicas, além de implementar ações que visam o desenvolvimento e a melhoria constante da qualidade do ensino e das atividades relacionadas ao meio acadêmico.