Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Rossana Finau toma posse como diretora do campus Curitiba em cerimônia restrita

Rossana Finau toma posse como diretora do campus Curitiba em cerimônia restrita

POSSE

O evento presencial seguiu medidas de prevenção contra a Covid-19
publicado: 22/07/2021 13h59 última modificação: 12/11/2022 19h44

A recém-eleita Diretora-Geral do Campus Curitiba, professora Rossana Aparecida Finau, tomou posse na manhã desta quarta-feira (21/07), em uma cerimônia restrita, devido aos protocolos de biossegurança contra a Covid-19. A solenidade foi organizada pela Reitoria da UTFPR.

O evento foi marcado pela fala da nova diretora, que destacou as perdas de colegas servidores devido à pandemia. A professora explicou que este foi o primeiro evento presencial realizado após a implementação das medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus no Campus.

No discurso, a professora Rossana destacou que a universidade pública tem sido a sua casa desde os 18 anos e que graças a estas instituições concluiu a graduação, o mestrado e o doutorado e, assim, pode hoje fazer parte da gestão da UTFPR. Segundo Rossana, essa foi uma das principais razões que a fizeram aceitar o desafio de colocar o nome à disposição para toda a comunidade. “Hoje não é a professora Rossana quem toma posse. Quem toma posse, hoje, é o ideal de um grupo maior de pessoas que estão se dedicando já há alguns anos e que vão continuar mais um pouco nessa tarefa e para que a gente também tenha tempo de formar novos líderes”, afirmou.

Cerimônia

A solenidade foi conduzida pelo mestre de cerimônias e Assessor de eventos, Gilson Eloi Mafuza e auxiliado pelos servidores Ronaldo Custódio, Elton Guimarães e Ivan Perle e pela colaboradora Dona Geni. Estiveram presentes o Reitor da UTFPR, Marcos Flavio de Oliveira Schiefler Filho, o Vice-reitor, Heron Oliveira dos Santos Lima, o Assessor de Desenvolvimento Institucional, Ivan Carlos Vicenti, o Pró-reitor de Educação e Graduação Profissional, Jean Marc Stephane Lafay, a Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Claudia Regina Xavier, a Pró-reitora de Planejamento e Administração, Sonia Maria Augustinho, a Diretora-adjunta de Gestão de Pessoas, Adilce das Graças Fonseca e o e o Chefe do Departamento de Comunicação e Marketing, Thiago Souza Costa.

A diretoria do campus Curitiba foi representada pela Diretora de Graduação e Educação Profissional, Aurea Cristina Magalhães Niada, pelo Diretor de Pós-Graduação e Pesquisa, Julio Cesar Rodrigues de Azevedo, pelo Diretor de Planejamento e Administração, Carlos Wellington Tenório de Araújo, pela Assessora executiva e Chefe de gabinete, Anuschka Reichmann Lemos, e a Assessora de Comunicação, Vanessa Constance Ambrosio. Também marcaram presença,  Jorge Luiz de Sá Riechi, futuro Gestor da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (FUNTEF-PR) e Maria Dolores Ferrari, Secretária de Gabinete.

Votação

Rossana obteve 68% de votos na consulta remota à comunidade acadêmica, realizada no dia 12 de maio. Após esta primeira etapa, na votação do COUNI (que ocorreu em 20/05) confirmou o resultado.

Formação e carreira

Rossana Finau, ingressou como professora na UTFPR em 2009 e tem 37 anos de vivência em sala de aula. A formação inclui o curso de Licenciatura em Letras/Português, Mestrado e Doutorado na área de Linguística e estudos que lhe renderam um Prêmio Jabuti pela publicação de livro na área. No intuito de colaborar com a produção de políticas públicas para inclusão da comunidade surda, dedicou-se também à pesquisa de Língua Brasileira de Sinais, a LIBRAS.

Além de ter feito parte de muitos conselhos e colegiados, Rossana foi chefe do Departamento de Linguagem e Comunicação (DALIC) do campus por duas gestões. Nessa função, foi uma das responsáveis pela transformação do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional em Bacharelado em Comunicação Organizacional, asssim como atuou pela abertura do curso de Licenciatura em Letras/Português e a implantação do Mestrado em Estudos de Linguagens (PPGEL).

A cerimônia na íntegra está disponível em nosso canal no Youtube. Para conferir as fotos do evento, clique AQUI.