Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Rubens Bueno recebe homenagem como benfeitor da UTFPR-CT

Rubens Bueno recebe homenagem como benfeitor da UTFPR-CT

Político concedeu emendas parlamentares para o LABDEN
publicado: 20/06/2023 09h15 última modificação: 20/06/2023 09h15
Recursos foram usados em estrutura para pesquisa sobre quedas em idosos (Foto: Matheus Costa).

Rubens Bueno recebeu homenagem nesta segunda-feira (19) como benfeitor do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, durante cerimônia realizada no miniauditório da sede Centro. Emendas parlamentares disponibilizadas por Bueno enquanto era deputado possibilitaram o desenvolvimento de pesquisas no Laboratório de Densitometria (LABDEN), lideradas pelo professor Oslei de Matos, do Departamento Acadêmico de Educação Física (DAEFI).

Durante a cerimônia, Rossana Finau apresentou informações e dados sobre o campus Curitiba, com seus quase 11 mil alunos de graduação e pós-graduação e suas três sedes. A diretora-geral também falou sobre o Parque Científico Tecnológico da UTFPR-CT, que vai funcionar na sede Neoville. Rossana agradeceu o apoio de Rubens Bueno ao campus e à educação pública brasileira. “Essas ações como o Parque Científico Tecnológico, ela se dá muito devido a essas relações que estabelecemos e pelo apoio que vem de parlamentares, como o senhor”, afirmou.

Bueno destacou a importância histórica da UTFPR para o ensino no Paraná. "Eu sou um fã do então CEFET, da Escola Técnica Federal e desta Universidade. É pela educação. Esse é o caminho, não há outra saída”, ressaltou.

O professor Oslei apresentou o trabalho do LABDEN e destacou a importância das pesquisas científicas para prevenir as quedas em idosos. Ele destacou que o principal objetivo é criar um protocolo de avaliação a ser aplicado em homens e mulheres com mais de 60 anos de todos os municípios paranaenses, com foco na prevenção deste tipo de acidente, que é o mais comum para a faixa etária.

O trabalho é realizado em parceria com unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2022, os pesquisadores coordenados pelo professor Oslei avaliaram mais de 150 idosos, em protocolos realizados no LABDEN, localizado na sede Centro, com avaliações sobre o sono, testes de força, de performance e exames de densitometria óssea. Os dados já foram coletados na capital Curitiba e na sequência os pesquisadores vão realizar o levantamento em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana, e em Paranaguá, no litoral paranaense.

Cerimônia

O evento contou com a presença da professora Rossana Finau, Diretora-Geral da UTFPR-CT, do professor Wagner Endo, Assessor de Desenvolvimento Intercampi representando o reitor Marcos Schiefler Filho, de diretores do campus Curitiba, do professor Fabio Stinghen, chefe do Departamento Acadêmico de Educação Física (DAEFI), de professores e de servidores técnicos.

Também participaram da cerimônia Almir Bonatto, superintendente do gabinete do vice-prefeito de Curitiba, Ivan Vicentin, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, da prefeitura de Fazenda Rio Grande e do Hospital Paranaguá.