Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Saiba o que fazer em caso de suspeita ou de contaminação por Covid-19

Saiba o que fazer em caso de suspeita ou de contaminação por Covid-19

O que alunos e professores devem fazer em caso de contaminação por coronavírus
publicado: 04/03/2022 11h09 última modificação: 03/11/2022 13h24

Os estudantes veteranos do campus Curitiba da UTFPR retomaram as aulas presenciais nesta quinta-feira, 3 de março, depois de dois anos afastados devido à pandemia de Covid-19. A instituição preparou orientações para professores e alunos em caso de suspeita ou de contaminação por SARS-CoV-2, o vírus causador da doença.
As informações contidas nesta reportagem estão disponibilizadas nas Orientações para Atividades Pedagógicas 2022.1, clique aqui para acessar

Estudantes
Os estudantes devem procurar orientação médica se apresentarem sintomas ou tiverem contato com alguém que testou positivo para Covid-19, além de não frequentar o ambiente universitário. Caso o resultado seja positivo, o aluno deve informar a coordenação de curso e pedir atividades acompanhadas, que serão enviadas pelo professor. A coordenação tem o papel de avisar os professores sobre o estudante contaminado pela doença. O discente deve cumprir o isolamento determinado pelas autoridades de saúde.
Após o isolamento, caso o estudante ainda tenha sintomas ou teste positivo para Covid-19, deve procurar nova orientação médica. Já caso o novo teste seja negativo, o aluno deve retornar para as atividades normalmente.

Fluxo estudantes
Professores
Os professores devem organizar com antecedência um banco de atividades e/ou preparar aulas gravadas para o caso de afastamento por Covid-19.
Os docentes que apresentarem sintomas ou tiverem contato com alguém que testou positivo para a doença não devem frequentar o ambiente universitário, precisam procurar orientação médica e realizar a testagem. Em caso positivo, é preciso enviar o atestado médico pelo aplicativo Sou Gov.br e comunicar a chefia imediata.
Caso o docente possa dar aulas remotamente, deve avisar os estudantes e a coordenação, além de enviar uma autodeclaração para a chefia imediata. Se não tiver condições, deve repor as aulas posteriormente de acordo com plano de reposição.
Se o professor permanecer com sintomas depois do período de isolamento e/ou ainda testar positivo, deve procurar nova orientação médica. Em caso de teste negativo, o profissional pode retomar as atividades normalmente.
Fluxo professores

Documentos
A UTFPR preparou uma série de documentos com orientações para a comunidade acadêmica para o retorno presencial. A leitura desses materiais na íntegra é importante. Clique nas frases para acessar cada um dos materiais:

A IN nº 33/2022 (GABIR UTFPR)  trata das ações de prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão do coronavírus (COVID-19) para as atividades presenciais.

A IN nº34/2022 (GABIR UTFPR) dispõe sobre o plano de retorno seguro das atividades presenciais da UTFPR durante a pandemia de Covid-19.

A Resolução nº71/2022 (COUNI UTFPR) aborda as medidas adotadas pela UTFPR para o retorno seguro às atividades presenciais.

As Orientações para Atividades Pedagógicas 2022.1 trazem informações importantes para alunos e professores sobre o retorno presencial.