Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Sede Centro ganha novo mural artístico

Sede Centro ganha novo mural artístico

Elementos representam símbolos da UTFPR-CT
publicado: 26/06/2023 14h28 última modificação: 26/06/2023 14h28
A obra fica em frente ao bloco CF, ao lado da rampa que dá acesso aos blocos CA, CB, CC e CD (Foto: Matheus Costa).

A sede Centro ganhou um novo mural artístico. A pintura foi realizada pela professora Maria de Fátima Faccio de Assis, do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN), em parceria com um grupo de estudantes. “Difícil dizer exatamente o que representa o mural, arte não se explica, no geral são ideias divertidas de cada um. A proposta foi que cada um com seu estilo, gosto e olhar ilustrasse algo que representasse a UTFPR”, disse a professora.

A concepção do mural começou com uma sugestão durante uma reunião. Cada participante escolheu um elemento simbólico para compor a obra. A professora Maria de Fátima decidiu desenhar e representar um anjo, enquanto os alunos selecionaram a presença de pássaros em suas contribuições. Todo o processo artístico contou com a participação ativa da aluna Débora Kitzinger Vieira, que elaborou a arte digital. Cada elemento presente foi escolhido com significados relacionados à UTFPR, buscando representar a identidade e a essência da instituição.

Com inspiração na estética afrofuturista, os membros da equipe adicionaram elementos que representam os valores da universidade. A engrenagem simboliza o ensino técnico, os instrumentos de desenho representam a expressão artística, o anjo personifica o papel do professor e os pequenos personagens representam a comunidade estudantil. Inspirados pelo corredor do bloco C, adicionaram uma nave espacial. Plantas do campus e símbolos afetuosos, como as mesas dos Queijos e a câmera, também foram incluídos. Expressões diversas e referências artísticas enriqueceram a obra, com o objetivo de trazer alegria e cor para a UTFPR.

O processo colaborativo envolveu um grupo de 12 alunos. A criação foi elaborada durante o feriado de Corpus Christi pela professora Maria de Fátima Faccio de Assis, em parceria com seus discentes Gabriela Gulin Simão, Nathália Meira, Manuela Borges Da Silva, Débora Kitzinger Vieira, Maria Helena Alves Pereira, Lucas de Almeida Stival, Augusto Schröter Freitas, Adrielly Monitora, Bruna da Cunha e Castro, Juliana Biondi de Sylos Mello e Souza, Willian Roger Santos, Helena Coser Moreira, Eros Rocha Leite e Maria Luísa Rietter Quintino Ferreira.