Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Sede Ecoville recebe Simpósio de Química e Biologia

Sede Ecoville recebe Simpósio de Química e Biologia

V SIMDAQBI

Quinta edição do evento ofereceu cinco dias de atividades aos participantes
publicado: 04/11/2022 10h57 última modificação: 04/11/2022 10h57
Exibir carrossel de imagens Minicurso de compostagem (foto: Comissão de Comunicação do SIMDAQBI)

Minicurso de compostagem (foto: Comissão de Comunicação do SIMDAQBI)

O Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBI) da UTFPR Curitiba promoveu, de 29 de agosto a 02 de setembro, seu quinto simpósio de graduação e pós-graduação, na sede Ecoville. O V SIMDAQBI teve apresentações de trabalhos alinhados com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O evento foi organizado por uma comissão, composta por alunos e professores do DAQBI. Além das apresentações de trabalhos, foram ofertadas palestras, minicursos, oficinas e falas sobre a vivência nas áreas de Química, Meio Ambiente e Vida Acadêmica. O SIMDAQBI também contou com apresentações artísticas, atividades de meditação e de Kirigami, arte tradicional japonesa de recorte de papel.

Na cerimônia de abertura, com auditório lotado, a Professora Dra. Carla Bastos Vidal, coordenadora docente do evento, destacou que o Simpósio tem os objetivos de fortalecer a ciência, divulgar o conhecimento e ampliar as perspectivas profissionais dos participantes. A professora ressaltou que a programação da quinta edição uniu momentos de aprendizado, reflexão e também de alegria e descontração.

A estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, Samanta Teixeira Medeiros, coordenadora discente do evento, destacou o retorno ao modelo presencial do simpósio. Para ela, as atividades propostas engrandecem a experiência acadêmica e ampliam horizontes não só de forma técnica, mas também social e de senso coletivo.

Futuramente, a comissão do SIMDAQBI disponibilizará os trabalhos apresentados em sua quinta edição. Já é possível conferir os anais das edições anteriores pelo site: https://utfpr.curitiba.br/simdaqbi/.