Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Sede Neoville recebe Campeonato Paranaense de Esgrima
conteúdo

Notícias

Sede Neoville recebe Campeonato Paranaense de Esgrima

EXTENSÃO

Campus assinou parceria com a Federação de Esgrima do Paraná durante o evento
publicado: 14/08/2023 16h16 última modificação: 14/08/2023 16h18
Estudantes da UTFPR-CT poderão realizar capacitação em esgrima (Foto: Federação de Esgrima do Paraná).

Estudantes da UTFPR-CT poderão realizar capacitação em esgrima (Foto: Federação de Esgrima do Paraná).

A sede Neoville da UTFPR campus Curitiba sediou o Campeonato Paranaense de Esgrima Cadete e Juvenil no último fim de semana, dias 12 e 13 de agosto. Cerca de 250 pessoas participaram do evento, entre atletas, treinadores e espectadores. 

“A esgrima paranaense se tornou celeiro de atletas olímpicos nos últimos anos. Nós tivemos representantes formados no Paraná nas últimas Olimpíadas”, destaca o professor Fabio Mucio Stinghen, chefe do Departamento Acadêmico de Educação Física (DAEFI). Dois egressos do curso de Educação Física também estiveram presentes no campeonato, pois hoje atuam como técnicos do esporte. 

Parceria

Durante o campeonato foi realizada a assinatura do Termo de Parceria entre o campus e a Federação de Esgrima do Paraná, com a presença do secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Carlos Eduardo Pijak, e do vereador da cidade, Tico Kusma. 

Por meio do acordo, os estudantes do curso de Educação Física da UTFPR poderão realizar capacitações e vivências em esgrima, em projeto que será coordenado pelo professor Júlio César Bassan. “Vamos implementar curso de capacitação e curso de arbitragem juntamente com a Federação. Essa ação se soma à proposta de transformar nossa universidade em uma referência esportiva nacional”, comemora Fabio.

Crianças e adolescentes da comunidade externa poderão no futuro realizar aulas de esgrima na sede Neoville.  “Nós temos junto ao muro da nossa sede três escolas estaduais e uma municipal. Eles se encantaram com a ideia. Será muito bom para o curso de Educação Física e mais uma opção no leque com relação ao esporte”, finaliza.