Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > X Jornada de Capacitação da UTFPR recebe oficinas sobre Design e Inovação

X Jornada de Capacitação da UTFPR recebe oficinas sobre Design e Inovação

Duas semanas de atualização em Curitiba
publicado: 03/05/2019 11h07 última modificação: 12/11/2022 20h11

As oficinas que ocorreram nos dias 05 e 07 de janeiro, no campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ministradas por Frederick Van Amstel, professor do Departamento Acadêmico de Design Industrial (DADIN), pautaram o tema contemporâneo relacionado à questão da inovação dentro da Universidade, do ponto de vista do empreendedorismo e da educação, que é o Design thinking.

A oficina, que tem por objetivo buscar parceiros em prol da troca de experiências e desenvolvimento de colaborações entre diferentes departamentos da Universidade, é baseada nas pesquisas do professor na área de design colaborativo e participativo. A oficina busca também abranger disciplinas que  tenham como fundamento o desenvolvimento de projetos, tais como Arquitetura, Computação, Engenharias, Artes e Administração. Gerando, desta forma, novos conhecimentos e inovações através dos projetos.

Frederick busca explicar Design Thinking através da perspectiva dos diversos envolvidos na oficina, criando uma interseção entre disciplinas. A partir disso, são experimentadas práticas de colaboração oriundas de três escolas de pensamento projetual: a escola sistemática, a escola reflexiva e a escola expansiva. Desta maneira, o evento contou com a participação de professores de diversos departamentos, trazendo ampla interação interdisciplinar.

Reportagem de Monique Eveline Grings (ASCOM – CT)