Notícias
Servidoras publicam livro sobre formação de professores
ORGULHO
As servidoras do campus Curitiba Jamile Cristina Ajub Bridi (chefe do Departamento de Educação - DEPED-CT), Marielda Ferreira Pryjma (professora aposentada do DEPED-CT) e Silvana Stremel (professora do DEPED-CT) lançaram pela editora da UTFPR o livro "Currículo e Formação de Professores: Considerações sobre o Desenvolvimento Profissional". A obra apresenta o resultado de estudos e pesquisas sobre a formação docente ao longo das últimas décadas.
As organizadoras compilaram e compartilharam na obra perspectivas sobre o desenvolvimento profissional docente, especialmente sobre o papel crítico do currículo no processo. O grupo de pesquisa Transmutare, vinculado ao DEPED-CT, e a Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR) também participam do texto. Ambos têm se dedicado a promover reflexões e análises sobre o desenvolvimento profissional dos professores.
Livro
“A obra foi organizada com base em duas premissas principais. A primeira, baseada em Esteves (2011), defende que os professores precisam ser capazes de equacionar, discutir criticamente e fazer suas próprias escolhas em relação ao currículo, considerando os contextos específicos de ensino-aprendizagem. A segunda premissa aborda o conceito de desenvolvimento profissional, que compreende a trajetória profissional, experiências adquiridas e fatores que influenciam a qualidade do trabalho dos professores”, explica Jamile Bridi.
Os capítulos abordam diversos aspectos da formação inicial e continuada de professores e tratam da análise de propostas curriculares inovadoras, das políticas de formação docente, da aprendizagem dos professores durante a formação inicial e da inserção no mercado de trabalho.
Os capítulos foram selecionados a partir de trabalhos apresentados no Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e o Congresso Internacional de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente. “O livro é uma contribuição valiosa para o campo da educação, reunindo estudos e reflexões importantes sobre a formação e o desenvolvimento dos professores, com base na compreensão do currículo como elemento central nesse processo”, finaliza Jamile.