Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Servidores do Departamento de Física e GOST plantam mudas em Piraquara

Servidores do Departamento de Física e GOST plantam mudas em Piraquara

VOLUNTARIADO

Na Semana do Meio Ambiente a iniciativa contribui na interdição de trilhas irregulares
publicado: 15/06/2022 18h28 última modificação: 03/11/2022 10h57
Exibir carrossel de imagens Carlos Dymas é membro do Grupo Jaguatirica - Operações em Montanha, que trabalha em caráter voluntário em áreas de mata e montanha. (Foto: Acervo Pessoal)

Os servidores da UTFPR, Professora Silmara Alessi Guebur Roehrig e Rodrigo Ricetti, Técnico de Laboratório, ambos lotados no Departamento Acadêmico de Física, integraram, em parceria com os Sargentos Enio Vilela e Christiano Peters, além do Soldado Luiz Henrrique Borges do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, um grupo que promoveu o plantio de aproximadamente 105 mudas de árvores nativas na região dos Mananciais da Serra, no município de Piraquara. As mudas foram doadas pelo Instituto Água e Terra para a recuperação de uma área degradada na região. Este trabalho está vinculado à interdição de trilhas irregulares existentes na localidade. Silmara e Ricetti são montanhistas e vem incentivando membros da comunidade acadêmica à prática do montanhismo ambiental. Os integrantes do GOST também atuaram voluntariamente, demonstrando o comprometimento da Corporação com a sociedade paranaense e com o meio ambiente.

Rodrigo Ricetti é Líder do Grupo Jaguatirica - Operações em Montanha, que trabalha em caráter voluntário em áreas de mata e montanha, realizando atividades relacionadas à proteção ambiental. Do Jaguatirica participaram na atividade em Piraquara o empresário Carlos Dymas Camargo Laureth e o engenheiro civil Marcelo López Otazú. Rogério Kaszubouski, policial militar reformado, colaborou com a iniciativa cedendo sua propriedade, nas imediações do local de atuação, como base operacional. Com a ação, o grupo espera sensibilizar a comunidade acadêmica para as questões ambientais e evoluir para a implementação de um projeto de extensão universitária, em parceria com outros órgãos governamentais civis e militares.