Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Setor do campus Curitiba inicia projeto para facilitar acesso ao público

Setor do campus Curitiba inicia projeto para facilitar acesso ao público

Ideia pretende facilitar a comunicação com usuários de serviços

publicado: 23/10/2018 11h27 última modificação: 24/10/2018 15h56

Reportagem: Ezequiel Monteiro e Stphnny Pfaffenzeller (COMORG – campus Curitiba)

A Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) do câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) começa, nesta semana, a utilizar nomes fantasia para suas divisões. A ideia busca facilitar a compreensão e o acesso dos usuários que procuram atendimento nos setores.

Desde os tempos do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), as divisões da instituição de ensino são nomeadas com siglas. A organização passou a ser universidade há 13 anos, mas a prática continua até hoje. Por exemplo, a área de recursos humanos que era chamada de DERHU (Departamento de Recursos Humanos) nos tempos de CEFET, hoje é chamada de COGERH (Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos).

Se para os próprios servidores da instituição já é difícil encontrar os departamentos, para um aluno ou usuário externo fica ainda mais complicado. A título de exemplo, a Divisão de Estágios e Empregos tem na sua porta o nome DIEEM e a Divisão de Cursos de Qualificação Profissional é a DICPRO, ambas são vinculadas à DIREC. Essa forma de identificação dificulta o acesso aos departamentos e confunde os usuários.

Pensando nisso, a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias decidiu mudar a forma como essa comunicação é feita. Embora ainda não seja possível extinguir as siglas na estrutura administrativa, a DIEEM passará a ser denominada apenas como “Estágio” e a DICPRO como “Cursos”, entre outros nomes que também passarão por alterações.

Apesar de simples, as mudanças alteram uma cultura que existiu por décadas e espera-se que, por meio delas, os usuários tenham menos dificuldades na rotina da universidade. As novas nomenclaturas começaram a ser utilizadas nesta segunda-feira, 22 de outubro.