Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Shakespeare na Educação pesquisa literatura nas escolas

Shakespeare na Educação pesquisa literatura nas escolas

CIÊNCIA

Projeto avalia presença das obras do autor em instituições de ensino
publicado: 27/04/2023 16h30 última modificação: 27/04/2023 17h04
Projeto fornece recursos de pesquisa e avalia a presença do autor em escolas (Foto: Shakespeare na Educação).

O projeto Shakespeare na Educação, desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), nasceu em 2021, como um desmembramento de outro projeto do PIBIC, o Letramento Literário, focado na coleta de informações sobre as obras de língua inglesa presentes no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e no Plano Nacional da Biblioteca da Escola (PNBE).

O Letramento Literário abrange um catálogo virtual, montado para auxiliar professores de língua inglesa a escolherem os livros adequados às suas disciplinas, e serviu como base para o Shakespeare na Educação, “que tem analisado material em mídias diversas sobre obras do poeta e dramaturgo, incluindo as que estão presentes no PNBE/PNLD, e que estabeleceu categorias para a coleta de recursos externos para o ensino e aprendizagem das obras de Shakespeare” conta Alice Valente, estudante de Letras Inglês e participante do projeto.

Entre as pesquisas, estão Hamlet, Romeu e Julieta, Macbeth e outras peças do autor selecionadas por critérios como “sua presença no PNBE e PNLD e traduções em língua portuguesa, além de adaptações cinematográficas e teatrais filmadas, com temas e enredos que capturassem a atenção e fossem relevantes ao público”, esclarece Alice. A partir dos resultados, pretende-se “proporcionar uma melhor compreensão da dimensão multicultural do legado shakespeariano, demonstrando mais uma vez sua importância e contemporaneidade”, ela diz.

Shakespeare nas escolas

O atendimento às escolas públicas está entre as próximas atividades do projeto. Segundo Alice, “estamos visitando escolas públicas para firmar parcerias. Desejamos realizar palestras para conscientizar os professores sobre o PNBE/PNLD, explicando o funcionamento das plataformas para solicitar livros e demonstrando a relevância do projeto para a difusão da literatura”. A intenção é auxiliar os professores no ensino sobre as obras do autor inglês por meio de abordagens ativas, como se as peças pudessem ser estudadas como roteiros.

Tais medidas estão alinhadas às pesquisas de campo, pois ao entrar em contato com professores e diretores de escolas públicas em Curitiba, “identificamos que cada escola divulgava os programas de maneira diferente, o que resultava em variações na seleção dos acervos”, explica Alice. “Embora os professores fossem consultados, notamos que muitas vezes não havia critérios claros. Isso significa que alguns acervos do PNBE/PNLD poderiam ser escolhidos sem levar em conta a possibilidade de seus livros serem utilizados em sala de aula ou a relevância dos temas para os alunos”.

Serviço

Eventos como o Abril de Shakespeare são exemplos de atividades desenvolvidas pelo projeto, abertas à comunidade interna e externa. Além disso, as pesquisas podem ser consultadas no site Shakespeare na Educação, oportunizando o acesso aos resultados.

Para saber mais, visite o site do Shakespeare na Educação e o site do Letramento Literário.