Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > SICITE 2017

SICITE 2017

publicado: 25/10/2017 13h08 última modificação: 25/10/2017 13h08

Alunos do câmpus Curitiba participaram entre os dias 18 e 20 de outubro do XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, realizado este ano no câmpus Londrina. O evento tem por objetivo divulgar os trabalhos realizados pelos alunos bolsistas e voluntários, no período entre agosto de 2016 e julho de 2017, no âmbito de programas apoiados pela instituição e pelas agências de fomento, em particular CNPq e Fundação Araucária. No evento foram apresentados quase 700 trabalhos na forma oral e pôster, sendo avaliados por comissão própria. A programação também incluiu a apresentação de palestrantes convidados, entre os quais a Dra. Sofia Daher Aranha, analista em C&T do CNPq, que proferiu a palestra “A iniciação científica: formação de novos quadros para CT&I”.

Na cerimônia de encerramento houve premiação dos melhores trabalhos, entre os quais se encontram cinco alunos do Câmpus Curitiba. A relação dos alunos e orientadores premiados segue abaixo.

1) Área: Astronomia / Física
aluno: Alexandre Crispim;  Orientador: Felipe Braga Ribas

“Monitoramento, observação e redução de ocultações estelares”,

2) Área: Química
aluno: Jhonatas Rodrigues de Carvalho, orientador: Luciano Nassif Vidal

“Uso da teoria de perturbação de segunda ordem no cálculo das frequências vibracionais anarmônicas dos espectros infravermelho e Raman”.

aluno: Daniel Hachiya de Oliveira, orientadora : Renata Danielle Adati

“Estudo das propriedades estruturais e ópticas de compostos de coordenação luminescentes”.

Categoria: apresentação em pôster.

3) Área: Sociais Aplicadas
Aluno: Nayane Pantoja Cardoso, orientadora: Edna Miola
“Facebook e eleições municipais: estratégias racionais e emocionais na campanha de prefeito de Curitiba em 2016”.

Categoria: apresentação oral

4) Área: Engenharias III
Aluno: Yvi Tiemi Mori, orientador: José Aguiomar Foggiatto
“Parametrização de uma prótese de mão de acionamento mecânico”.