Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Solenidade de Posse da nova diretoria da associação dos Servidores da UTFPR - ASSUTEF-CT.

publicado: 27/02/2018 17h16 última modificação: 27/02/2018 17h16

Na tarde de sexta-feira, dia 23 de fevereiro, Presidência da ASSUTEF, a Reitoria da UTFPR e a Direção-Geral do Câmpus Curitiba realizaram a solenidade de “Posse da nova
Diretoria da ASSUTEF para o biênio 2018/2020.

Para dar início à cerimônia, foi apresentado um breve histórico da Associação dos Servidores da UTFPR:

"Fundada em 26 de junho de 1949, teve início quando um grupo de professores e funcionários técnico-administrativos se reuniu para analisar os interesses comuns das pessoas que faziam parte do corpo funcional da Escola. Era o início de uma associação
de servidores, voltada, sobretudo, para o bem-estar da sua comunidade.

Segundo os registros existentes, seu primeiro nome foi AFETEC, que significava Associação dos Funcionários da Escola Técnica de Curitiba, nos idos de 1949. Quando a instituição ainda se chamava Escola Técnica Federal do Paraná, sob a direção do professor Ricardo Luiz Knesebeck, em 1968, houve a necessidade de atualização dos Estatutos. A entidade então passou a adotar a sigla ASETEFET (Associação dos Servidores da Escola Técnica Federal do Paraná). A partir do ano de 1971, adquire sua primeira sede social, localizada na Rua Desembargador Westphalen, em frente à Instituição. Em 1978, quando a Escola passou a ter a denominação de Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET- PR), novamente a sigla foi alterada, passando a ser representada pelo nome de ASCEFET-PR.

No início de 1986, com grande apoio e incentivo do Direção- Geral do então CEFET-PR, a Associação adquiriu o terreno situado no bairro Sítio Cercado, onde funciona, até hoje, a Sede Campestre.

Em novembro de 1991, a ASCEFET-PR desvinculou-se da parte trabalhista e voltou-se basicamente para o lado assistencial dos associados. Foi nessa época que a Associação teve a sua sede administrativa ampliada, passando a funcionar em um novo local onde é a atual sede.

No ano de 2005, logo após a transformação do Cefet-PR em Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), passou a ser chamada de Assutef-CT, incorporando a sigla do Câmpus Curitiba.

A Associação já teve “16” presidentes, sendo o seu primeiro o professor Henrique Bettes, e a última, a primeira presidente mulher."

Após a leitura do Histórico pelo mestre de cerimônia, a mesa de honra foi formada pelo Reitor da UTFPR, prof. Luiz Alberto Pilatti; pelo Diretor-Geral do Câmpus Curitiba, prof. Marcos Flavio de Oliveira Schiefler Filho; pela Presidente da ASSUTEF, da gestão que deixa o
Mandato, senhora Vanessa Constance Ambrosio; pelo Presidente da ASSUTEF, da gestão que assumiu, no mesmo dia, o mandato, prof. Roland Baschta Junior; pelo Presidente do Sindicato dos Docentes da UTFPR(SINDUTFPR), prof. Edson Domingos Fagundes; pelo Presidente da Seção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest-PR), Carlos Augusto Pegurski e pela Yara Marina Martins Almeida, representando a Secretária da Associação, Vera Lucia Delfino.

Na continuidade, foi apresentado para todos os presentes o currículo do prof. Roland Baschta Junior, que assumiu, então, a Presidência da ASSUTEF. A Senhora Vanessa Constance Ambrosio assumiu a vice-presidância, assim como os novos Tesoureiros: Nelson de Lima Moura; Marília Alarcon Guidolin; Vera Lúcia Delfino e Vilma França, e os novos Conselheiros Fiscais: Carlos Henrique Mariano; Carlos Kazuhiko Hara, Denise Rauta Buiar; Douglas Schorr; João Carlos Roso; Maria Teresa Garcia Badoch; Paulo Humberto Ferrazza e Walter Hélio de Lima Martins. Os nomes dos demais integrantes da nova gestão também foram citados durante a Solenidade.

O prof. Roland Baschta Junior fez seu discurso de posse e então os professores Marcos Flavio de Oliveira Schiefler e Luiz Alberto Pilatti, proferiram sua mensagem à nova gestão. A cerimônia terminou com uma foto geral da nova equipe.