Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Solenidade marca inserção de quadro de Cezar Romano na Galeria de ex-diretores-gerais

publicado: 26/09/2018 14h07 última modificação: 26/09/2018 14h08

“É muito difícil para um homenageado falar sobre o que este momento significa. Mas a ideia de fazer parte da história da Instituição, quando pensamos em todo legado que recebemos, sempre esteve presente: no legado que eu iria também deixar. Eu sempre levei em consideração a responsabilidade de deixar esse legado às futuras gerações. Esse meu compromisso é que eu quero que fique nesta imagem, neste quadro na galeria dos diretores – um compromisso com a nossa Universidade, com o futuro do nosso país na formação de pessoas e criação de riquezas para nosso país. Quero que isso fique como história da nossa Universidade”.

Foi a declaração de Cezar Augusto Romano, professor homenageado nesta manhã no Gabinete da Diretoria do campus Curitiba, à ASCOM-ct. O evento, de “entronização com o descerramento do quadro”, marca a inserção da foto desse antigo diretor na Galeria de Quadros de ex-diretores-gerais do campus Curitiba da UTFPR. Servidores de todos os setores do campus Curitiba e representantes da Reitoria marcaram presença na solenidade, organizada pela atual gestão do campus.

O mestre de cerimônias da UTFPR, Gilson Eloi Mafuza, abriu a festividade com a explicação: “Descerrar é, na acepção da palavra, descobrir, divulgar,  manifestar, e, para o nosso caso em específico, revelar a imagem contida em um quadro. Permitimo-nos, ainda, acrescentar que para o caso desta cerimônia, em especial, é oferecer um reconhecimento coletivo de toda a comunidade acadêmica desta Instituição a um ex-diretor-geral em sua valorosa, responsável e destacada gestão”. Na sequência, passou a palavra ao atual diretor-geral do campus Curitiba, Marcos Schiefler Filho para o “Boas-vindas” aos presentes.

Na programação, o representante da Reitoria da UTFPR, Douglas Renaux, citou a importância de Romano na UTFPR e Marcos Schiefler, em sua segunda gestão como diretor-geral, ressaltou as dificuldades e o encanto dessa função, destacando que, apesar de divergir em alguns pontos dos pensamentos de Romano, “como deve ser em uma Universidade, em que apresentamos ideias diferentes e afunilamos para o bem comum”, os dois possuem uma característica idêntica: “Acordamos com vontade de trabalhar”.

Cezar Romano fechou o evento, numa fala emocionada, agradecendo toda a equipe que trabalhou com ele, lembrando de que, em todos os momentos, o que se pretendeu foi a construção de um país melhor pela Educação.