Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > TÃO PERTO DE NOVO

TÃO PERTO DE NOVO

2022.1

publicado: 02/03/2022 21h59 última modificação: 03/11/2022 13h24

Esse é o tema transversal para nossas atividades acadêmicas/culturais em nosso campus Curitiba em 2022, e é uma alegria podermos nos encontrar “tão perto de novo” com nossos estudantes. Como boas-vindas, o campus Curitiba deseja que todos se sintam abrigados em nossos espaços físicos e acolhidos por olhares e gestos generosos e serenos, afinal de contas, estamos regressando de tempos que distanciaram as pessoas e, agora, muitas precisam, com mais vagar, se sentirem seguras para estarem tão perto.

De novo, tão perto! Além de emocionante, é preciso! A existência de espaços que refletem os universos de saberes e as diversidades de pensamentos são essenciais para as civilizações se sustentarem, e a nossa Universidade, também aqui, no campus Curitiba, precisa pulsar forte sempre, para continuarmos a ensinar e aprender o que significa viver em um processo democrático, que deve ser dinâmico e contínuo. Esse é o meio que temos para assumirmos a nossa responsabilidade para que a sociedade se encaminhe em direção à proteção da vida na Terra, se valendo do conhecimento construído historicamente para resoluções de problemas presentes e futuros.

Claro que o distanciamento também ensinou muito, e continuaremos a nos valer, principalmente, das tecnologias que aprendemos a usar para nossas atividades remotas, mas presencialmente são muito maiores, com certeza, as oportunidades que se apresentam para socializarmos conhecimentos que levem à elaboração e/ou à construção de novos saberes. Em uma sociedade em que, cada vez mais, as relações pessoais são intermediadas por telas, talvez seja ainda mais necessário que a Universidade atue fortemente para desenvolver, nos futuros profissionais, habilidades de comunicação que os ajudem a melhorar e compreender como se dão as relações interpessoais, questões culturais e de diversidade, relações de poder, assertividade, reflexão crítica e autoconhecimento derivados da interação social presencial.

A presencialidade é essencial para isso, pois a Universidade não é apenas um espaço de conhecimento, mas sobretudo de convivência, na verdade, é a própria convivência que gera esse conhecimento. Por isso é tão importante voltarmos a os ver tão perto de novo. Além disso, num contexto de crise, o que nós, cidadãos comuns, podemos fazer em prol da sociedade é realizar aquilo que sabemos com o maior empenho possível. Nos formamos para isso, assim, estar de volta e poder trabalhar para educar/formar cidadãos para o bem é a maior contribuição que podemos dar para a sociedade agora.

Esses são apenas alguns dos motivos para que estejamos felizes e esperançosos por podermos iniciar nosso ano acadêmico “tão perto de novo” mas, talvez, o mais palpável e momentâneo seja o nosso desejo de ouvirmos o burburinho dos infinitos diálogos que se travam em nossos corredores e salas de aulas; de pararmos e nos cumprimentarmos, ainda que brevemente, para conversarmos um pouco e ter respostas vindas de gestos e olhares que fazem parte das nossas ferramentas para significarmos o mundo.

Assim, com uso de máscara, higienização constante das mãos, isolamento daqueles com sintomas/ infectados e vacinação de todos, voltemos com segurança e disposição para a nossa convivência e trabalho presencial, para fazermos parte da construção de um mundo melhor para todos.

Sejamos todos bem-vindos, agradecidos e felizes por podermos estar “tão pertos de novo”.

Profa. Rossana Finau
Diretora-Geral da UTFPR campus Curitiba