Notícias
TECNOLÓGICA celebra 108 anos de sua inauguração
Pelo Decreto número 7566, de 23 de setembro de 1009, o Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil criou nas capitais dos Estados as Escolas de Aprendizes Artífices para o ensino profissional primário gratuito.
Em 16 de janeiro de 1910, em um prédio modesto localizado no entorno da Praça Carlos Gomes, em Curitiba, era inaugurada a Escola de Aprendizes Artífices do Estado do Paraná.
As Escolas de Aprendizes Artífices, contemporâneas das Escolas Normais e dos Grupos Escolares, se diferenciavam por oferecer uma formação socioeducativa de assistência destinada a garotos de camadas menos favorecidas da sociedade (os chamados “desprovidos da sorte” ou “filhos dos desfavorecidos da fortuna”) a qual estava centrada na aprendizagem de um ofício e na preparação para o trabalho. No período da manhã os “aprendizes” recebiam conhecimentos elementares (primário) e no período da tarde aprendiam ofícios nas áreas de alfaiataria, sapataria, marcenaria e serralheria. Era pensado que a aquisição de hábitos de trabalho profícuo afastaria, efetivamente, os "aprendizes" da "ociosidade ignorante, da escola do vício e do crime".
Em 16 de janeiro de 2018, passados 108 anos, nós da TECNOLÓGICA (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR) comemoramos com orgulho e júbilo mais um aniversário de inauguração de nossa especial Instituição.
Que a TECNOLÓGICA (com seu lema Tecnologia e Humanismo) possa continuar contribuindo com a geração de CONHECIMENTO ÚTIL para o desenvolvimento efetivo de nossa Nação e para a melhoria de vida das pessoas como sempre fez.
Professor Carlos Magno Corrêa Dias Conselheiro do Conselho Deliberativo Especializado de Planejamento e Administração da UTFPR.