Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Tutoriais tecnológicos: uma produção de estudantes para a comunidade

Tutoriais tecnológicos: uma produção de estudantes para a comunidade

Ferramentas tecnológicas

Plataforma, desenvolvida de forma remota, visa auxiliar os docentes da rede pública de ensino, disponibilizando tutoriais em formato PDF de ferramentas de tecnologias digitais
publicado: 24/12/2020 00h00 última modificação: 12/11/2022 20h06

Tutoriais tecnológicos” é uma nova plataforma criada com o objetivo de auxiliar os docentes da rede pública de ensino, disponibilizando tutoriais em formato PDF de ferramentas de tecnologias digitais. O projeto foi idealizado por Gustavo Nishida, professor do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC), e produzido por estudantes do curso de Licenciatura em Letras Português da UTFPR.

A produção aconteceu de forma remota com a disciplina “Projeto Integrador Tecnologia e Trabalho Docente”, uma Atividade Didática Não Presencial (ADNP) ministrada por Gustavo. Segundo o professor, os estudantes primeiro escolheram as ferramentas que gostariam de produzir sobre, para posteriormente serem desenvolvidos os tutoriais ao longo do semestre.

De acordo com Nishida, o objetivo da disciplina é discutir e refletir o papel da tecnologia no ensino do professor. Essa reflexão acaba indo ao encontro com o contexto atual de pandemia, no qual se faz necessária a aproximação com o meio digital. “Se antes a gente pensava em como levar a tecnologia até a sala de aula, agora a tecnologia é a sala de aula”.

E foi a partir deste contexto que veio a demanda de criar tutoriais para auxiliar professores que pudessem encontrar potenciais dificuldades em acessar essas ferramentas tecnológicas para o ensino, criando um banco de tutoriais de acesso público.

Foram produzidos no total nove tutoriais, que são das ferramentas: Canva (feito por Shinja Córdoba Matos e Gabriel Macena Araujo); Discord (feito por Amanda Souza de Oliveira e Stephanie Michelon Gularte); Edmodo (feito por Anelise Cristine Krupzak de Souza); Google Meet (por Camila Eduarda Perez Kozarewicz e Lucas Welington Hilbert); Google Slides (por Rayla dos Santos Lima); Kahoot (por Letícia Batista Ribas e Leticia Beluci Barbosa); Prezi (por Regiane Lara Holowka); Telegram (por Anderson Germano Coelho e Lívia Cabral de Oliveira); e Zoom (por Ana Bruna Nunes de Almeida).