Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > UTFPR sedia pela primeira vez Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação

UTFPR sedia pela primeira vez Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação

18º SBSI 2022

SBSI é evento de referência nacional e vem ganhando cada vez mais importância no cenário externo
publicado: 29/05/2022 19h03 última modificação: 03/11/2022 12h12
Exibir carrossel de imagens Uma das várias atividades realizadas durante a 18ª edição do Simpósio de Sistemas de Informação. (foto: Acervo Pessoal)

Pela primeira vez a Universidade Tecnológica Federal do Paraná sediou, na Sede Centro do campus Curitiba, uma edição do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) 2022, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, com o tema "Sistemas de Informação por um mundo mais humano". O evento itinerante, que está em sua 18ª edição, ocorreu entre os dias 16 e 19 de maio, de forma híbrida e contou com 170 inscritos de diversas regiões, principalmente da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), da USP (Universidade de São Paulo) e, sobretudo, de alunos de graduação e mestrado da própria UTFPR. Anualmente a organização do evento é feita por docentes e pesquisadores de várias universidades, mas a coordenação-geral coube a representantes da instituição anfitriã, no caso, Rita Berardi e Alexandre Graeml, professores do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) do campus Curitiba. Além do envolvimento do DAINF, o evento foi apoiado pelo Departamento Acadêmico de Gestão e Economia (DAGEE) e patrocinado pelo Grupo Boticário, que já tem outras atuações conjuntas com a Informática. O evento contou também com a participação de estudantes da Middle Tennessee State University: quatro estudantes e uma professora.

O modelo híbrido foi adotado pela primeira vez, pois antes da quarentena acontecia somente presencial e, durante a quarentena, foi totalmente remoto. Segundo a professora Rita Berardi esse foi um desafio que resultou em uma ótima experiência. foram abordados temas na área de inteligência artificial, jogos e gamificação, acessibilidade e tecnologias assistivas e sistemas de informações para domínios mais específicos, como saúde, agricultura ou finanças. Vários professores e pesquisadores trouxeram suas pesquisas, seus achados, com relação principalmente à ética no uso de dados, na implantação de tecnologias tanto no setor público quanto privado. Para a professora "isso é um grande enriquecimento para a área como um todo, porque a tecnologia não pode ser discutida apenas entre pessoas de tecnologia, precisamos escutar a sociedade, discutir qual o impacto das tecnologias que nós estamos desenvolvendo", complementou ela.

Foram 191 submissões de trabalhos, 12 sessões técnicas mais um evento sobre concurso de trabalhos de graduação, de mestrado, de doutorado, premiações em todos os níveis, minicursos, workshop de iniciação científica e várias palestras, inclusive internacionais; como de Claudia Loebbecke, da Universidade de Colônia, na Alemanha e de Robert Davison, da City University of Hong Kong. Entre as presenças nacionais, destaque para Maria Alexandra Cunha e Lívia Degrossi, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e para Nina Da Hora, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A professora Rita relata que foram apresentados dez artigos abordando temas como trilhas emergentes, cidades inteligentes, sistemas de informação na cultura contemporânea, transformação digital e problemas sócio urbanos; além de quatro palestras sobre transparência digital. "Foi realmente uma programação muito diversificada, reunindo pessoas que estão interessadas em desenvolver tecnologia com responsabilidade e a área de SI é o campo dentro das ciências da computação que está preocupada com isso", concluiu a professora Berardi.

O SBSI é também um espaço de integração entre academia e empresas, gerando discussões também voltadas à indústria de softwares ou indústrias que possuem soluções de software que podem se beneficiar de uma evolução mais humana. O Simpósio trouxe participações empresariais com palestras do próprio grupo Boticário, da Log e da Ebanx.

Para saber mais:
Página oficial do SBSI 2022