Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > UTComCiência de novembro aborda a gamificação no ensino

UTComCiência de novembro aborda a gamificação no ensino

PODCAST

A gamificação usa a mecânica dos jogos em contextos educacionais
publicado: 17/11/2023 12h49 última modificação: 17/11/2023 12h49

O podcast UTComCiência de novembro está no ar no canal UTFPR Curitiba POD, no Spotify. O programa do mês trata do conceito da gamificação no ensino e conta com a presença do professor Francis Meneghetti, diretor de Pesquisa e Pós-graduação da UTFPR campus Curitiba, e do aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) e professor de Biologia, Sam Adam Hoffmann.

A gamificação é derivada dos jogos, mas não é o jogo propriamente dito. De acordo com Sam, “a gamificação não utiliza um jogo inteiro, mas busca a mecânica dos jogos para inserir em contextos que não são de jogo, como a educação”. A ideia é resgatar elementos dos jogos e inserir em aulas, materiais didáticos para que fiquem mais interessantes, gerem mais motivação ou engajamento dos alunos, por exemplo.

É possível usar a gamificação tanto no conteúdo das aulas como no próprio processo estrutural. O conceito vai muito além de disputas, competições e medalhas. “Eu gosto de criar narrativas nas minhas aulas para que os alunos se sintam muito mais envolvidos para querer participar daquele processo instrucional. Uma das minhas atividades que mais faz sucesso é o Apocalipse Zumbi”, descreve Sam.

O professor explica que durante esta atividade ele espalha cartazes pela escola falando sobre um vírus zumbi que está causando destruição no planeta. Com a curiosidade dos alunos aguçada, ele inicia as atividades em sala de aula. As equipes de estudantes são convidadas a descobrir conjuntamente a cura para o vírus e durante o processo aprendem sobre genoma, proteínas do DNA, epidemiologia, entre outros conceitos.

O UTComCiência é uma parceria entre a Assessoria de Comunicação do campus Curitiba (ASCOM-CT) e a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG-CT), com apoio da Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED-CT).

Clique aqui para ouvir o programa completo.